Língua Portuguesa/Literatura

Afinal, o que vem a ser “ambiente alfabetizador”?
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Organização da prática de alfabetização
Tipo: Metodologias
Um ambiente alfabetizador não é um lugar onde o aluno está exposto à escrita, mas onde participa das práticas de linguagem.

Analisando estratégias de dizer
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Estratégias e recursos expressivos e os efeitos de sentido produzidos.
Tipo: Metodologias
Como trabalhar leitura e análise lingüística em sala de aula?

Animação “A Casa”
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Linguagem oral, escrita, gestual
Tipo: Metodologias
Veja como utilizar esta animação em sala de aula.

Animação “O lobisomem e o coronel”
Ciclo / Série: EJA
Assunto: Literatura de cordel
Tipo: Metodologias
Veja como utilizar esta animação em sala de aula.

Animação “Velha história”
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto:
Tipo: Metodologias
Veja como utilizar esta animação em sala de aula.

Aprofundando estudos sobre Boletins Informativos
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Boletins Informativos
Tipo: Metodologias
Veja aqui como trabalhar com um boletim informativo em sala de aula.

Como trabalhar com contos
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Conto
Tipo: Materiais didáticos
A leitura de contos feita pelo professor contribui para que os alunos conheçam procedimentos de leitura que auxiliam na leitura independente de textos mais longos. Veja atividade para trabalhar com esse gênero literário.

Como trabalhar com novelas (4a série)
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Novela
Tipo: Metodologias
As novelas são centradas em uma temática principal e têm personagens bem definidos. Veja como trabalhar com esse gênero literário na 4a série.

Como trabalhar com novelas (5a série)
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Novela
Tipo: Metodologias
As novelas são centradas em uma temática principal e têm personagens bem definidos. Veja como trabalhar com esse gênero literário na 5a série.

Como trabalhar com os clássicos da literatura universal
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Clássicos universais
Tipo: Materiais didáticos
Veja aqui uma sugestão para se trabalhar com os clássicos da literatura universal em sala de aula.

Como trabalhar com poesia
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Poesia
Tipo: Materiais didáticos
Como trabalhar com o gênero poesia em sala de aula? Veja aqui uma sugestão.

Como trabalhar com teatro
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto:
Tipo: Metodologias
A leitura e a dramatização de textos de teatro é uma oportunidade de auxiliar os alunos na proficiência da leitura de textos mais longos. Veja atividade para trabalhar com esse gênero literário.

Cordelando
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Leitura e produção de textos
Tipo: Metodologias
Que tal convidar os seus alunos para uma conversa sobre literatura cordel?

Criando manchetes de jornal
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Estrutura de texto jornalístico – manchete
Tipo: Texto
Se você estiver ensinando a estrutura do texto jornalístico, confira essa dica sobre como explorar os sentidos da manchete.

Curta-metragem “Negócio fechado”
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto:
Tipo: Metodologias
Veja como utilizar este curta-metragem em sala de aula.

Documentário “O Xadrez das Cores”
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Racismo
Tipo: Metodologias
Veja como trabalhar este curta-metragem em sala de aula.

Escrita nas classes de alfabetização
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Organização do trabalho de alfabetização
Tipo: Metodologias
Para produzir um texto, é preciso planejá-lo, registrá-lo e revisá-lo. Veja sugestão de como trabalhar essas etapas da produção escrita.

Escrita nas classes de alfabetização: Aspectos discursivos e notacionais
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Organização do trabalho de alfabetização
Tipo: Metodologias
Para escrever um texto, não basta ter compreendido o sistema de escrita. É preciso também conhecer o gênero discursivo no qual ele será produzido.

Escrita: Código de transcrição ou sistema de representação da língua?
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Organização do trabalho de alfabetização
Tipo: Metodologias
Essa dica traz algumas orientações conceituais para o professor que vai trabalhar com alfabetização.

Fábrica das Letras
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Leitura e produção de textos
Tipo: Metodologias
Por que as pessoas escrevem? O que elas sentem ao escrever? Como percebem a reação dos leitores?

Forma e conteúdo dos textos
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Leitura e interpretação
Tipo: Informática
Veja como os recursos de formatação de fonte do processador de texto Word podem colaborar para o desenvolvimento de uma boa estratégia de leitura.

Gêneros do discurso e produção de textos (1a a 4a série)
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Produção de textos
Tipo: Metodologias
Para escrever um texto, é preciso selecionar um gênero do discurso adequado à finalidade dessa produção.

Gêneros do discurso e produção de textos (5a a 8a série)
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Produção de textos
Tipo: Metodologias
Para escrever um texto, é preciso selecionar um determinado gênero do discurso adequado à finalidade dessa produção.

Gêneros do discurso e produção de textos (Ensino Médio)
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Produção de textos
Tipo: Metodologias
Não é qualquer gênero do discurso que serve para se dizer qualquer coisa, em qualquer situação comunicativa.

Lendo boletins informativos
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Estratégias de leitura, estudo de panfleto informativo.
Tipo: Metodologias
Veja aqui como trabalhar com um boletim informativo em sala de aula.

Mar de histórias
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Leitura e produção de textos
Tipo: Metodologias
Que tal incentivar os seus alunos a contar e ouvir histórias? Veja aqui algumas sugestões.

Mude as Regras – Jogo das Instruções
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Regras, escrita de instruções
Tipo: Jogos
O “Jogo das Instruções” torna o estudo do texto instrucional mais dinâmico para crianças de 3a e 4a séries, além de propiciar momento de reflexão sobre suas próprias ações e ações do seu grupo.

Ninguém é igual a ninguém
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Leitura e escrita, interação leitor/escritor
Tipo: Texto
O livro “Ninguém é Igual a Ninguém” pode favorecer uma discussão sobre diferenças pessoais nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

O papel da leitura feita pelo professor: A leitura colaborativa
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Organização do trabalho de alfabetização
Tipo: Metodologias
A leitura colaborativa possibilita que os alunos aprendam sobre a linguagem escrita, ainda que não saibam a escrita da linguagem.

O papel da leitura feita pelo professor: A leitura seqüenciada
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Organização do trabalho de alfabetização
Tipo: Metodologias
A leitura feita pelo professor é fundamental quando se busca ampliar a competência dos alunos para leitura de textos mais extensos.

O que se aprende primeiro: o escrito ou a escrita?
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Organização do trabalho de alfabetização
Tipo: Metodologias
É possível aprender a linguagem escrita antes de saber grafar a linguagem? Veja sugestões de como trabalhar com o sistema de escrita.

Orientação para leitura de textos – II
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Leitura de textos
Tipo: Metodologias
Um texto é lido da mesma forma pelos vários leitores? Veja aqui algumas observações acerca desse assunto.

Orientação para leitura de textos – II
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Produção de textos
Tipo: Metodologias
Veja como as finalidades que temos ao ler um texto determinam diferentes procedimentos de leitura.

Orientação para leitura de textos I (1ª a 4ª série)
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Leitura e compreensão de textos
Tipo: Metodologias
O levantamento de conhecimentos que os alunos já têm sobre o assunto a ser tratado possibilita uma leitura mais fácil e aprofundada do texto.

Orientação para leitura de textos I (5a a 8a série)
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Leitura de textos
Tipo: Metodologias
A dica traz estratégias de leitura e compreensão de textos, que se baseiam na realização de antecipações e inferências.

Orientação para leitura de textos I (Ensino Médio)
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Leitura de textos
Tipo: Metodologias
É possível introduzir algumas estratégias de leitura – como antecipações e inferências – para buscar uma compreensão mais efetiva e aprofundada de textos.

Orientação para leitura de textos II (1ª a 4ª série)
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Leitura de textos
Tipo: Metodologias
Um leitor lê do mesmo jeito um anúncio de jornal e uma carta de uma amiga? Veja como as finalidades que temos ao ler um texto determinam diferentes procedimentos de leitura.

Orientação para produção de textos – II
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Produção de textos
Tipo: Metodologias
Ao propor atividades de produção de textos, é importante que o professor apresente as características do contexto de produção.

Orientação para produção de textos I (1ª a 4ª série)
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Produção de textos
Tipo: Metodologias
Quando o professor pedir para seus alunos produzirem um texto, é preciso contextualizar melhor o pedido e não simplesmente indicar um tema.

Orientação para produção de textos I (Ensino Médio)
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Produção de textos
Tipo: Metodologias
Ao propor atividades de produção de textos — orais ou escritos —, é fundamental que o professor apresente todas as características do contexto de produção.

Orientação para produção de textos I
(5a a 8a série)
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Produção de textos
Tipo: Metodologias
Ao propor atividades de produção de textos, é importante que o professor apresente as características do contexto de produção.

Orientação para produção de textos II (1ª a 4ª série)
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Produção de textos
Tipo: Metodologias
As características específicas do conto de fadas podem ser compreendidas por meio da comparação entre textos e da identificação de diferenças e semelhanças entre gêneros.

Orientação para produção de textos II
(5ª a 8ª série)
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Produção de textos
Tipo: Metodologias
O trabalho de comparação entre textos de gêneros diversos ou entre textos de um mesmo gênero é importante para que os alunos aprendam a identificar as características dos diferentes gêneros.

Produção de conto de fadas
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Produção de textos
Tipo: Metodologias
Confira sugestão de como encaminhar a produção de conto de fadas, comparando diversos gêneros de texto.

Produção de narrativa com discurso direto
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Produção de narrativa
Tipo: Informática
A partir de um texto instigante proponha aos alunos a produção de narrativa com discurso direto.

Produzindo textos antes de saber escrever
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Organização do trabalho de alfabetização
Tipo: Metodologias
Confira sugestões de atividades para os alunos aprenderem sobre a linguagem escrita, mesmo que ainda não saibam escrever.

Projetos de leitura e escrita I: Organização da prática docente
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Projetos de leitura, escrita, escuta e fala
Tipo: Metodologias
A dica traz orientações para o desenvolvimento de projetos em Língua Portuguesa que envolvam leitura, escrita, escuta e fala.

Projetos de leitura e escrita II: Alguns exemplos
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Projetos de leitura e escrita
Tipo: Metodologias
Veja alguns exemplos de projetos de leitura e escrita que podem ser desenvolvidos nas séries iniciais.

Selecionando gêneros do discurso para trabalho.
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Seleção de gêneros do discurso.
Tipo: Metodologias
Os gêneros do discurso são inúmeros e o tempo escolar é limitado. Por isso é interessante privilegiar a participação social.

Tomates, porcos e seres humanos
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Linguagens verbal e visual; gêneros textuais: documentário; argumentação
Tipo: Filme
Confira sugestões de como utilizar nas aulas de Língua Portuguesa o curta-metragem “Ilha das Flores”, do diretor Jorge Furtado.

Tropa de Elite
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Corrupção, drogas, violência, juventude
Tipo: Filme
A partir do polêmico filme Tropa de Elite, os alunos podem realizar uma pesquisa de opinião.

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *