Ciências

A História de uma Folha
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Partes da planta, folha
Tipo: Texto
O livro “A História de uma Folha”, de Leo Buxcaglia, pode ser uma boa introdução ao tema das plantas e ao estudo mais aprofundado das folhas.

A Incrível Máquina Humana
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Corpo humano
Tipo: Filme
Pequenos trechos deste filme podem ser muito úteis para mostrar aos alunos alguns funcionamentos do organismo humano.

A Luz e a Visão
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: A necessidade da luz para a visão
Tipo: Metodologias
Por que a luz é necessária para vermos o que nos cerca?

A mágica das misturas
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Noções básicas sobre solução e suspensão
Tipo: Metodologias
Veja nesta dica como ilustrar conceitos teóricos que facilitem a compreensão do fazer e do observar.

Animação “O Arroz Nunca Acaba”
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto:
Tipo: Metodologias
Veja como trabalhar esta animação em sala de aula

Animação “Velha história”
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto:
Tipo: Metodologias
Veja como utilizar esta animação em sala de aula.

Aprenda com a bolha de sabão
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Células, tensão superficial, decomposição da luz
Tipo: Texto
Essa brincadeira pode ser uma forma divertida de ensinar conceitos científicos como o de célula biológica e decomposição da luz.

As propriedades da água no estado líquido
Ciclo / Série: EJA
Assunto: Experimentação
Tipo: Metodologias
Como iniciar com os alunos de EJA o estudo das características do estado líquido a partir da experimentação?

Banco de dados de seres vivos
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Diversidade de seres vivos
Tipo: Informática
A aprendizagem de características de alguns seres vivos pode ser mais significativa com a atividade de coleta e classificação de animais de jardim, seguida de organização das informações em banco de dados.

Brincando de Cientista
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Desenvolvimento da capacidade de pensar
Tipo: Metodologias
Veja aqui como é possível construir um novo conhecimento científico em sala de aula.

Comparando temperaturas
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Organização de tabelas
Tipo: Informática
Nas aulas de Ciências, uma sugestão é propor a construção de tabelas e gráficos comparando variação de temperatura.

Construção de terrário
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Ciclo da água
Tipo: Metodologias
A construção de um terrário por alunos da 6a série do Ensino Fundamental é uma boa alternativa para ajudar na compreensão do ciclo da água.

DST e Aids
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Doenças sexualmente transmissíveis
Tipo: Metodologias
Ao abordar assuntos como DST e Aids, é importante levar em consideração o que os alunos já sabem sobre o tema.

Energia Elétrica
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Circuito elétrico
Tipo: Metodologias
O que é um circuito elétrico? Por que a lâmpada acende?

Estetoscópio
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Corpo Humano
Tipo: Metodologias
Como aguçar a visão, a audição, o tato, o paladar e o olfato em sala de aula?

Gelo, calor e estados físicos
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: estados físicos; mudanças de estado; calor como forma de energia
Tipo: Metodologias
Confira uma sugestão de experimento que mostra como o gelo derrete, ou seja, passa do estado sólido para o líquido ao receber calor do ambiente.

Higiene Corporal, Saúde e Sexualidade
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Higiene do Corpo
Tipo: Metodologias
A puberdade exige novos cuidado com o corpo e a higiene. A confecção de outdoors por alunos de 7a e 8a séries favorece a abordagem desse assunto de forma participativa e integrada a outras disciplinas, como Língua Portuguesa.

Iniciando os estudos sobre densidade
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Densidade, massa, volume
Tipo: Metodologias
Esta dica apresenta uma proposta sobre o conceito de densidade para alunos de quinta série começarem a pensar sobre o assunto.

Lixo – Coleta Seletiva
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Lixo tecnológico: pilhas e baterias
Tipo: Metodologias
Como trabalhar em sala de aula os possíveis efeitos danosos à saúde causados por pilhas e baterias usadas?

Montagem de minhocário
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Seres vivos
Tipo: Metodologias
A montagem de um minhocário ajuda a entender a influência da minhoca na decomposição de detritos orgânicos.

O estudo da água
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Água
Tipo: Texto
Veja dica de livro para introduzir o tema água nas aulas de Ciências, no Ensino Fundamental (1ª a 4ª).

O que caracteriza o estado sólido
Ciclo / Série: EJA
Assunto: Estado sólido
Tipo: Metodologias
Como trabalhar com os alunos de EJA as características do estado sólido da água a partir da experimentação?

Os segredos da flutuação
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Flutuação e densidade dos corpos
Tipo: Metodologias
Veja como introduzir o conceito de densidade de corpos por meio de experiência de flutuação, mostrando que é preciso considerar a interação entre massa e volume.

Plantas aquáticas
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Fotossíntese, reprodução assexuada da planta
Tipo: Metodologias
A montagem de um aquário com plantas aquáticas é um recurso que facilita a observação e a compreensão de fenômenos como fotossíntese e reprodução assexuada.

Saúde do Corpo
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Temperatura corporal, febre
Tipo: Metodologias
Veja aqui como as crianças podem construir em sala de aula alguns conceitos relacionados à febre, seus sintomas e controle.

Tropa de Elite
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Corrupção, drogas, violência, juventude
Tipo: Filme
A partir do polêmico filme Tropa de Elite, os alunos podem realizar uma pesquisa de opinião.

Vida na cidade
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Urbanização, equilíbrio ambiental, qualidade de vida, saúde, cadeias alimentares
Tipo: Texto
O livro “Vida na Cidade”, de Mônica Jakievicius, aborda conceitos referentes à fauna e flora dos centros urbanos, possibilitando ao aluno estabelecer relações de equilíbrio, adaptação, ciclo, vida, interação e transformação nesses ambientes.

Vida no Jardim: plantas e animais
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Seres vivos: plantas e animais, ciclo, equilíbrio, adaptação, vida
Tipo: Metodologias
O livro “Vida no Jardim”, de Mônica Jakievicius, é um ótimo recurso para estudar animais e plantas que vivem ou freqüentam os jardins dos centros urbanos e para aprofundar conhecimentos sobre equilíbrio ambiental e ciclo de vida desses seres vivos.

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *