- Arte – Educação Artística
Curta-metragem “Adão ou Somos Todos Filhos da Terra”
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto:
Tipo: Materiais didáticos
Veja como trabalhar este filme em sala de aula.
Estudo de cores
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Cores
Tipo: Artes Visuais
Conhecendo cores e uma obra de Lasar Segall.
Fugindo do estereótipo I – Projeto “Árvore”
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Observação e desenho
Tipo: Artes Visuais
Veja como ampliar o repertório expressivo de alunos da 4a série por meio do desenho de árvores, fugindo dos estereótipos que costumam estar presentes nos desenhos dessa faixa etária.
Imitando animais
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Teatro
Tipo: Metodologias
Jogos teatrais em sala de aula ampliam a expressão e comunicação física dos alunos. Quer saber como isso é possível?
O corpo pode produzir sons
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Percepção sonora, corpo, som
Tipo: Metodologias
Faça seus alunos descobrirem como o corpo humano pode se tornar um instrumento musical.
Paisagem sonora
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Música, paisagem sonora
Tipo: Músicas
Confira atividade para exercitar a acuidade auditiva dos alunos e a percepção do ambiente sonoro em que vivem.
- Arte – Educação Artística, Língua Portuguesa/Literatura
Como trabalhar com teatro
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto:
Tipo: Metodologias
A leitura e a dramatização de textos de teatro é uma oportunidade de auxiliar os alunos na proficiência da leitura de textos mais longos. Veja atividade para trabalhar com esse gênero literário.
- Biologia
A lombriga malvada
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Higiene, saúde
Tipo: Materiais didáticos
Conheça o objeto de aprendizagem produzido para o Rived
- Ciências
A História de uma Folha
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Partes da planta, folha
Tipo: Texto
O livro “A História de uma Folha”, de Leo Buxcaglia, pode ser uma boa introdução ao tema das plantas e ao estudo mais aprofundado das folhas.
A Luz e a Visão
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: A necessidade da luz para a visão
Tipo: Metodologias
Por que a luz é necessária para vermos o que nos cerca?
A mágica das misturas
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Noções básicas sobre solução e suspensão
Tipo: Metodologias
Veja nesta dica como ilustrar conceitos teóricos que facilitem a compreensão do fazer e do observar.
Animação “Velha história”
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto:
Tipo: Metodologias
Veja como utilizar esta animação em sala de aula.
Aprenda com a bolha de sabão
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Células, tensão superficial, decomposição da luz
Tipo: Texto
Essa brincadeira pode ser uma forma divertida de ensinar conceitos científicos como o de célula biológica e decomposição da luz.
Brincando de Cientista
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Desenvolvimento da capacidade de pensar
Tipo: Metodologias
Veja aqui como é possível construir um novo conhecimento científico em sala de aula.
Energia Elétrica
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Circuito elétrico
Tipo: Metodologias
O que é um circuito elétrico? Por que a lâmpada acende?
Estetoscópio
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Corpo Humano
Tipo: Metodologias
Como aguçar a visão, a audição, o tato, o paladar e o olfato em sala de aula?
Lixo – Coleta Seletiva
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Lixo tecnológico: pilhas e baterias
Tipo: Metodologias
Como trabalhar em sala de aula os possíveis efeitos danosos à saúde causados por pilhas e baterias usadas?
O estudo da água
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Água
Tipo: Texto
Veja dica de livro para introduzir o tema água nas aulas de Ciências, no Ensino Fundamental (1ª a 4ª).
Plantas aquáticas
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Fotossíntese, reprodução assexuada da planta
Tipo: Metodologias
A montagem de um aquário com plantas aquáticas é um recurso que facilita a observação e a compreensão de fenômenos como fotossíntese e reprodução assexuada.
Saúde do Corpo
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Temperatura corporal, febre
Tipo: Metodologias
Veja aqui como as crianças podem construir em sala de aula alguns conceitos relacionados à febre, seus sintomas e controle.
Vida no Jardim: plantas e animais
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Seres vivos: plantas e animais, ciclo, equilíbrio, adaptação, vida
Tipo: Metodologias
O livro “Vida no Jardim”, de Mônica Jakievicius, é um ótimo recurso para estudar animais e plantas que vivem ou freqüentam os jardins dos centros urbanos e para aprofundar conhecimentos sobre equilíbrio ambiental e ciclo de vida desses seres vivos.
- Educação Física
A volta dos mortos-vivos
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Jogo motor
Tipo: Jogos
Veja uma adaptação do tradicional jogo de queimada que estimula a participação mais ativa das crianças.
Animação “A Casa”
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Linguagem oral, escrita e gestual
Tipo: Metodologias
Veja como utilizar esta animação em sala de aula.
Boneco articulado
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Consciência corporal e articulações
Tipo: Metodologias
Nas aulas de Educação Física, os alunos das séries iniciais podem aprender muito sobre as articulações do corpo desenhando e montando bonecos articulados.
Cai, não cai
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Equilíbrio
Tipo: Metodologias
Sugestão de atividade para as crianças solucionarem uma situação-problema de forma criativa, exercitando o equilíbrio.
Dupla dinâmica
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Jogo motor
Tipo: Jogos
Como discutir com os alunos a respeito de frustrações, limitações pessoais, companheirismo e conflitos a partir de um determinado jogo?
História de Pinóquio e Gepeto
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Consciência corporal, articulações
Tipo: Metodologias
A partir da história de Pinóquio, pode-se realizar uma atividade de conscientização corporal com crianças de 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental.
Jogo de Construção e Criação
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Trabalho com sucata
Tipo: Jogos
Ao brincar, as crianças experimentam possibilidades de construção de mundo e revelam seu universo interior.
Jogos de luta
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Consciência corporal
Tipo: Metodologias
As brincadeiras de luta são praticadas principalmente entre os meninos. Veja sugestão de atividade para suprir de forma organizada essa necessidade de contato corporal.
Jogue tênis com raquete adaptada
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Jogo motor
Tipo: Metodologias
Nessa atividade, os alunos jogam tênis com bola de meia e raquete feita de arame. O objetivo é desenvolver a criatividade e a experiência com esse jogo.
O aprendizado da convivência
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Controle das emoções
Tipo: Metodologias
Nas situações de jogo, é freqüente aparecerem questões afetivas e sociais das crianças. Veja algumas dicas de como acolher e trabalhar essas manifestações.
Trabalhando com os pés
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Fortalecimento dos músculos dos pés
Tipo: Metodologias
Os pés suportam o peso do nosso corpo e, conseqüentemente, é a partir deles que se pode obter uma boa postura. Veja aqui sugestão de atividade para fortalecer os pés.
- Geografia
“Sentir” o Corpo
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Localização e relações projetivas
Tipo: Metodologias
Por meio de brincadeiras que tenham o corpo como referencial, o professor pode verificar se os alunos conseguem estabelecer corretamente as relações projetivas.
Aonde você chegou?
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Alfabetização cartográfica, relações projetivas
Tipo: Jogos
O jogo “Aonde você chegou?” enfoca as relações projetivas que precedem o trabalho de orientação espacial por meio dos Pontos Cardeais e dos Pontos Colaterais.
Construção de maquetes com sucata
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Representação tridimensional do espaço
Tipo: Metodologias
A introdução da linguagem cartográfica pode ser feita com a construção de maquetes de espaços significativos para crianças do Ensino Fundamental.
Escala
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Proporção de grandezas
Tipo: Metodologias
Uma forma para trabalhar o conceito de escala é fazer uma planta baixa, especialmente da sala de aula, que é um ambiente do cotidiano do aluno.
Mapas e Caminhos
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Mapa, atlas, pontos de referência
Tipo: Texto
O livro “Mapas e Caminhos”, de Kate Petty e Jakki Wood, aborda aspectos da representação cartográfica, mostrando a importância do mapa como forma de comunicação.
O mapa do corpo
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Cartografia, conceitos espaciais
Tipo: Metodologias
A confecção do “mapa do corpo”, boneco desenhado a partir do contorno do corpo da criança, ajuda o aluno a compreender as relações projetivas e favorece o estudo da cartografia
Onde você está?
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Pontos Cardeais e Colaterais
Tipo: Jogos
Quando as crianças de 4a e 5a séries conseguem estabelecer as relações projetivas com facilidade, já estão em condições de entender os Pontos Cardeais e Colaterais. Veja aqui sugestão de jogo para trabalhar com essas noções.
Planta baixa
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Planificação de espaço tridimensional
Tipo: Metodologias
Confira atividade para os alunos representarem um espaço ou objeto tridimensional no papel, por meio da confecção de uma planta baixa.
- História
Canção de Todas as Crianças
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Direitos da criança e do adolescente
Tipo: Músicas
A “Declaração Universal dos Direitos da Criança” pode ser trabalhada por meio de canções, propiciando a conscientização dos direitos que devem ser garantidos às crianças e aos adolescentes.
Canções do Brasil
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Diversidade cultural
Tipo: Músicas
A música expressa a diversidade cultural do Brasil e pode ser utilizada no estudo das diferentes origens da população brasileira.
Nossos heróis de ontem e de hoje
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Conceito de tempo, noção de sucessão
Tipo: Metodologias
Leve para a sala de aula os heróis dos alunos e, com eles, desenvolva a noção de tempo nas séries iniciais.
Os escravos no Brasil
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Escravidão no Brasil
Tipo: Texto
Veja como utilizar o livro “A História dos Escravos”, de Isabel Lustosa, nas aulas de História, de 1ª a 4ª série.
Pluralidade Cultural
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Diversidade cultural
Tipo: Metodologias
A escola convive com muitas diferenças, tanto entre os alunos quanto entre professores e funcionários. E enfrenta o desafio de trabalhar esta diversidade, respeitar as diferenças e revertê-las a seu favor.
Trabalho infantil em pauta
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Trabalho infantil
Tipo: Texto
“Serafina e a Criança que Trabalha” é um relato sensível do cotidiano da criança trabalhadora.
- Informática Educativa
Uma Visita à Cidade dos Direitos
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), trabalho infantil, direitos da população infantil
Tipo: Sites
Proposta de atividade para abordar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de uma maneira lúdica a partir de um ambiente virtual do Portal RISolidaria.
- Língua Portuguesa/Literatura
Afinal, o que vem a ser “ambiente alfabetizador”?
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Organização da prática de alfabetização
Tipo: Metodologias
Um ambiente alfabetizador não é um lugar onde o aluno está exposto à escrita, mas onde participa das práticas de linguagem.
Animação “A Casa”
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Linguagem oral, escrita, gestual
Tipo: Metodologias
Veja como utilizar esta animação em sala de aula.
Animação “Velha história”
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto:
Tipo: Metodologias
Veja como utilizar esta animação em sala de aula.
Como trabalhar com novelas (4a série)
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Novela
Tipo: Metodologias
As novelas são centradas em uma temática principal e têm personagens bem definidos. Veja como trabalhar com esse gênero literário na 4a série.
Escrita nas classes de alfabetização
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Organização do trabalho de alfabetização
Tipo: Metodologias
Para produzir um texto, é preciso planejá-lo, registrá-lo e revisá-lo. Veja sugestão de como trabalhar essas etapas da produção escrita.
Escrita nas classes de alfabetização: Aspectos discursivos e notacionais
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Organização do trabalho de alfabetização
Tipo: Metodologias
Para escrever um texto, não basta ter compreendido o sistema de escrita. É preciso também conhecer o gênero discursivo no qual ele será produzido.
Escrita: Código de transcrição ou sistema de representação da língua?
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Organização do trabalho de alfabetização
Tipo: Metodologias
Essa dica traz algumas orientações conceituais para o professor que vai trabalhar com alfabetização.
Forma e conteúdo dos textos
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Leitura e interpretação
Tipo: Informática
Veja como os recursos de formatação de fonte do processador de texto Word podem colaborar para o desenvolvimento de uma boa estratégia de leitura.
Gêneros do discurso e produção de textos (1a a 4a série)
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Produção de textos
Tipo: Metodologias
Para escrever um texto, é preciso selecionar um gênero do discurso adequado à finalidade dessa produção.
Mude as Regras – Jogo das Instruções
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Regras, escrita de instruções
Tipo: Jogos
O “Jogo das Instruções” torna o estudo do texto instrucional mais dinâmico para crianças de 3a e 4a séries, além de propiciar momento de reflexão sobre suas próprias ações e ações do seu grupo.
Ninguém é igual a ninguém
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Leitura e escrita, interação leitor/escritor
Tipo: Texto
O livro “Ninguém é Igual a Ninguém” pode favorecer uma discussão sobre diferenças pessoais nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
O papel da leitura feita pelo professor: A leitura colaborativa
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Organização do trabalho de alfabetização
Tipo: Metodologias
A leitura colaborativa possibilita que os alunos aprendam sobre a linguagem escrita, ainda que não saibam a escrita da linguagem.
O papel da leitura feita pelo professor: A leitura seqüenciada
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Organização do trabalho de alfabetização
Tipo: Metodologias
A leitura feita pelo professor é fundamental quando se busca ampliar a competência dos alunos para leitura de textos mais extensos.
O que se aprende primeiro: o escrito ou a escrita?
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Organização do trabalho de alfabetização
Tipo: Metodologias
É possível aprender a linguagem escrita antes de saber grafar a linguagem? Veja sugestões de como trabalhar com o sistema de escrita.
Orientação para leitura de textos I (1ª a 4ª série)
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Leitura e compreensão de textos
Tipo: Metodologias
O levantamento de conhecimentos que os alunos já têm sobre o assunto a ser tratado possibilita uma leitura mais fácil e aprofundada do texto.
Orientação para leitura de textos II (1ª a 4ª série)
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Leitura de textos
Tipo: Metodologias
Um leitor lê do mesmo jeito um anúncio de jornal e uma carta de uma amiga? Veja como as finalidades que temos ao ler um texto determinam diferentes procedimentos de leitura.
Orientação para produção de textos I (1ª a 4ª série)
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Produção de textos
Tipo: Metodologias
Quando o professor pedir para seus alunos produzirem um texto, é preciso contextualizar melhor o pedido e não simplesmente indicar um tema.
Orientação para produção de textos II (1ª a 4ª série)
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Produção de textos
Tipo: Metodologias
As características específicas do conto de fadas podem ser compreendidas por meio da comparação entre textos e da identificação de diferenças e semelhanças entre gêneros.
Produção de conto de fadas
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Produção de textos
Tipo: Metodologias
Confira sugestão de como encaminhar a produção de conto de fadas, comparando diversos gêneros de texto.
Produzindo textos antes de saber escrever
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Organização do trabalho de alfabetização
Tipo: Metodologias
Confira sugestões de atividades para os alunos aprenderem sobre a linguagem escrita, mesmo que ainda não saibam escrever.
Projetos de leitura e escrita I: Organização da prática docente
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Projetos de leitura, escrita, escuta e fala
Tipo: Metodologias
A dica traz orientações para o desenvolvimento de projetos em Língua Portuguesa que envolvam leitura, escrita, escuta e fala.
Projetos de leitura e escrita II: Alguns exemplos
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Projetos de leitura e escrita
Tipo: Metodologias
Veja alguns exemplos de projetos de leitura e escrita que podem ser desenvolvidos nas séries iniciais.
- Matemática
A revolta dos números
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Valor Posicional, convenção numérica, situação-problema (adição e subtração)
Tipo: Texto
O livro “A Revolta dos Números”, de Odete Barros Mott, conta a história de uma garota que enfrenta a revolta dos números de seu caderno.
As Três Partes
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Relações espaciais, formas geométricas
Tipo: Texto
O livro “As Três Partes” pode ser usado para trabalhar conceitos da Geometria e estimular a elaboração de uma redação, integrando Matemática e Língua Portuguesa.
Como dividir um pirulito
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Frações
Tipo: Texto
Uma dramatização da história “O Pirulito do Pato” pode ajudar as crianças de 1ª a 4ª série entenderem fração.
Curta-metragem “Equilíbrio”
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto:
Tipo: Materiais didáticos
Veja como trabalhar este filme em sala de aula.
Jogo das Bandeirinhas
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Adição – representação gráfica e frase matemática
Tipo: Jogos
O Jogo das Bandeirinhas favorece a compreensão da representação matemática e das relações lógicas que envolvem a adição.
Matemática na Literatura
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Contagem, escrita e ordenação de números, medida de comprimento
Tipo: Texto
A partir da leitura do livro “Sabe de Quem Era Aquele Rabinho?”, é possível trabalhar com alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental algumas noções de Matemática.
Minimercado
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Problemas com as quatro operações
Tipo: Metodologias
Montar um minimercado com alunos de 3a e 4a séries pode ajudar a desenvolver habilidades de cálculo.
Número: contagem, medição, ordenação ou codificação?
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Números
Tipo: Texto
Veja como desenvolver com os alunos a habilidade de leitura e escrita dos números, a partir da observação de seus significados e usos.
(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)
Amei
Muito interessante!