Disciplina: Educação Física
Ciclo: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Trabalho com sucata
Tipo: Jogos
Dentro da pedagogia infantil, os jogos de construção são uma etapa de transição entre os jogos simbólicos (faz-de-conta) e os jogos sociais (jogos de regra). Eles são de grande importância porque permitem à criança explicitar sua visão de mundo concretamente, revelando seu universo interior (medos, fantasias) por meio dessas construções.
Esta atividade tem por objetivo fazer com que os alunos desenvolvam a criatividade e a capacidade de elaboração e expressão, além de conscientizá-los sobre a importância da reciclagem de materiais.
Para sua realização serão necessárias sucatas higienizadas, que podem ser trazidas pelas crianças:
-
latas de alumínio;
-
embalagens de caixa de leite (tetrapak);
-
embalagens plásticas de garrafa (pet);
-
tampinhas de garrafa;
-
tubos e caixas de papelão;
-
jornais e revistas;
-
potes plásticos (manteiga, margarina) etc.
Preparação do ambiente:
Antes da chegada dos alunos, misture a sucata ao material da aula de Educação Física (bolas, plinto, bambolê, cones, colchonetes) e deixe-os no centro da quadra. Crie “cantos” na quadra com giz ou fita crepe.
Feito isso, leve os alunos para a quadra e peça para que eles construam livremente algo com o material disponível. Essa construção pode ser feita em trios, duplas ou individualmente.
Ao final da aula, cada grupo ou realizador individual deverá dar um título à obra construída, apresentá-la e explicar seu trabalho aos demais colegas. Se for possível, fotografe o material para uma futura exposição ou para uma apresentação durante o intervalo.
O acompanhamento de todo o processo de construção de cada grupo é muito importante para que o professor possa verificar o grau de elaboração e de expressão dos alunos, e até mesmo observar questões relativas à socialização. Seguramente esta observação indicará caminhos muito importantes para a formação das crianças.
Para aprofundar:
Leia a matéria RPG torna a aula uma aventura
Texto Original: Iza Anaclêto e Mônica Arruda Xavier
Edição: Equipe EducaRede
(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)