Diário de bordo

Disciplina: Educação Física
Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Registro de processo
Tipo: Metodologias

O hábito de registrar as aulas é muito importante porque nos faz refletir sobre nossa prática e o conjunto das aulas que muitas vezes se perdem em atividades isoladas, mesmo tendo sido planejadas. Essa prática também pode ser estendida aos alunos que se apropriam dos conteúdos do curso e de seu próprio processo educativo.

O ponto de partida para essa atividade é realizar no início do ano uma aula inaugural em que você apresenta aos alunos o seu programa, as metas individuais e coletivas do grupo e combina com eles as regras de procedimentos e atitudes do aluno e a experiência de um diário de bordo.

O diário de bordo é feito coletivamente em caderno que circula pela classe: um aluno faz suas anotações e passa na aula seguinte para outro. Nesse texto, a partir de um roteiro, eles registram a aula que foi dada pelo professor e fazem sua avaliação quanto a itens combinados, tais como:

  • participação;
  • atitude – cooperação ou competitividade;
  • resolução de desafios, conflitos, problemas.

Para incrementar, sugira que o caderno tenha páginas numeradas, “Apresentação”, “Sumário” e seja ilustrado. No primeiro item, você ou os alunos registram em breve texto o objetivo do Diário e podem ilustrá-lo com fotos ou desenhos de esportes e da turma. No segundo, feito ao longo do processo, cada aluno escreve seu próprio nome e sua página (reserve folhas para isso). O corpo dos textos dos alunos também pode ser ilustrado.Inclua o diário de bordo no seu processo de avaliação e vá orientando o processo sem deixar de dar retornos periódicos para a classe. Uma boa medida também é incluir outras áreas, como Língua Portuguesa, nessa proposta e deixar o material na biblioteca, depois de pronto.

Texto original: Iza Anaclêto e Mônica Arruda Xavier
Edição: Educarede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *