Visita virtual ao zoológico

Disciplina: Biologia
Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Seres vivos e os ambientes em que vivem
Tipo: Sites
Grandes zoológicos, em todo o mundo, possuem sites que permitem visitas virtuais, nas quais os alunos podem conhecer diversas espécies animais. O do Zoológico de São Paulo   permite aos visitantes conhecer vários de seus animais.

As principais informações nele contidas são:

  • origem dos animais;
  • regiões em que vivem;
  • hábitos alimentares;
  • cuidados com animais ameaçados de extinção;
  • outras curiosidades.

Após uma primeira visita para conhecer o site e observar como ele está organizado, cada aluno escolhe um animal sobre o qual realizará uma pesquisa mais detalhada. Dependendo do nível dos alunos, é importante fornecer um roteiro para esse trabalho. Por exemplo:

  • nome popular;
  • nome científico;
  • local de origem (no Brasil ou no mundo);
  • hábitos alimentares;
  • outras informações de acordo com o plano do professor ou que o aluno considerar interessantes.

Em função dessa pesquisa, cada aluno prepara um cartaz com os dados, desenho e foto do animal. Para finalizar, organiza-se um painel de cartazes na classe. No painel, cada aluno fixa seu cartaz na parede e dá uma olhada geral para conhecer os animais dos cartazes dos colegas.

Essa é a forma mais simples de utilizar a visita virtual ao zoológico, e pode ser feita com alunos de 1ª a 4ª séries. Com alunos de 5ª a 8ª, é possível introduzir outras discussões, como por exemplo:

  • Que cuidados o zoológico precisa ter para manter vivo determinado animal, considerando o tipo de ambiente no qual ele vive na natureza?
  • Como é o recinto em que vivem as cobras, ou os mamíferos de grande porte como o elefante, o hipopótamo ou a girafa?

Com esse tipo de abordagem, o professor pode fazer uma discussão sobre o conceito de adaptação. Uma boa pergunta é:

  • Podemos colocar pingüins em um cercado a céu aberto? Por quê?

Se a atividade for realizada com alunos de Ensino Médio, outras discussões podem ser feitas, como por exemplo:

  • Quais são as características do ecossistema no qual determinado animal vive originalmente?

Neste caso, as pesquisas podem ser aprofundadas por meio da própria Internet. Utilizando um site de busca e digitando o nome científico do animal, muitas informações a respeito podem ser obtidas.

Finalmente, os alunos podem também escrever para os produtores do site (no item “Fale Conosco”) comentando o que acharam da visita e fazendo sugestões.

Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

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