Disciplina: Biologia
Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Seres vivos e os ambientes em que vivem
Tipo: Sites
Grandes zoológicos, em todo o mundo, possuem sites que permitem visitas virtuais, nas quais os alunos podem conhecer diversas espécies animais. O do Zoológico de São Paulo permite aos visitantes conhecer vários de seus animais.
As principais informações nele contidas são:
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origem dos animais;
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regiões em que vivem;
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hábitos alimentares;
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cuidados com animais ameaçados de extinção;
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outras curiosidades.
Após uma primeira visita para conhecer o site e observar como ele está organizado, cada aluno escolhe um animal sobre o qual realizará uma pesquisa mais detalhada. Dependendo do nível dos alunos, é importante fornecer um roteiro para esse trabalho. Por exemplo:
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nome popular;
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nome científico;
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local de origem (no Brasil ou no mundo);
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hábitos alimentares;
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outras informações de acordo com o plano do professor ou que o aluno considerar interessantes.
Em função dessa pesquisa, cada aluno prepara um cartaz com os dados, desenho e foto do animal. Para finalizar, organiza-se um painel de cartazes na classe. No painel, cada aluno fixa seu cartaz na parede e dá uma olhada geral para conhecer os animais dos cartazes dos colegas.
Essa é a forma mais simples de utilizar a visita virtual ao zoológico, e pode ser feita com alunos de 1ª a 4ª séries. Com alunos de 5ª a 8ª, é possível introduzir outras discussões, como por exemplo:
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Que cuidados o zoológico precisa ter para manter vivo determinado animal, considerando o tipo de ambiente no qual ele vive na natureza?
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Como é o recinto em que vivem as cobras, ou os mamíferos de grande porte como o elefante, o hipopótamo ou a girafa?
Com esse tipo de abordagem, o professor pode fazer uma discussão sobre o conceito de adaptação. Uma boa pergunta é:
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Podemos colocar pingüins em um cercado a céu aberto? Por quê?
Se a atividade for realizada com alunos de Ensino Médio, outras discussões podem ser feitas, como por exemplo:
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Quais são as características do ecossistema no qual determinado animal vive originalmente?
Neste caso, as pesquisas podem ser aprofundadas por meio da própria Internet. Utilizando um site de busca e digitando o nome científico do animal, muitas informações a respeito podem ser obtidas.
Finalmente, os alunos podem também escrever para os produtores do site (no item “Fale Conosco”) comentando o que acharam da visita e fazendo sugestões.
Edição: Equipe EducaRede
(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)