Vida na cidade

Disciplina: Ciências
Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Urbanização, equilíbrio ambiental, qualidade de vida, saúde, cadeias alimentares
Tipo: Texto

O livro “Vida na Cidade”, de Mônica Jakievicius, narra um passeio pela cidade de São Paulo. O personagem central é um sabiá-laranjeira, que conta tudo o que vê na cidade, fazendo piadas, tecendo comentários e ressaltando informações.

Apesar de apresentar algumas características de um personagem literário, o texto é informativo e introduz conceitos que podem ser explorados e aprofundados pelo professor de forma didática e sistematizada.

O livro aborda conceitos referentes aos animais e vegetais que compõem a fauna e a flora dos centros urbanos, possibilitando ao aluno estabelecer relações de equilíbrio, adaptação, ciclo, vida, interação e transformação nesses ambientes.

A leitura do livro pode ser feita pelo professor em sala de aula ou pelos próprios alunos, individualmente ou em grupos. É importante, na medida do possível, levantar hipóteses com os alunos, confirmá-las ou não, comentar ou explicar questões importantes do texto. As atividades complementares podem aprofundar cada assunto apresentado.

Sugestões:

  • Analisar as ilustrações (o livro traz desenhos e fotos que se misturam).
  • Confeccionar painéis com desenho e colagem sobre cadeias alimentares. (Clique aqui e veja um exemplo)
  • Dramatizar o texto, dividindo a classe em grupos que abordarão cada qual um assunto, criando um diálogo com o sabiá-laranjeira.
  • Realizar passeios onde os alunos possam observar animais e vegetais do ambiente.
  • Pesquisar e selecionar em jornais, revistas, textos e notícias informações sobre o ambiente da cidade, organizando uma hemeroteca.
  • Desenvolver campanhas, tais como “Combate ao Desperdício”, difundindo a necessidade de economizar água e papel, ou “Reciclagem do Lixo”, recolhendo papel, vidro e latas de alumínio para vender em postos de reciclagem. As campanhas podem ser iniciadas em classe, tornando-se, posteriormente, parte do projeto geral da escola.

Os fechamentos ou sistematizações podem ser feitos à medida que determinado assunto for trabalhado: qualidade de vida, equilíbrio e desequilíbrio ambiental, cadeia alimentar etc.

Referência bibliográfica:
JAKIEVICIUS, Mônica. Vida na Cidade. São Paulo: DCL Difusão Cultural do Livro, 1999.

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

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