Saúde do Corpo

Disciplina: Ciências
Ciclo: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Temperatura corporal, febre
Tipo: Metodologias

Ao trabalhar os conteúdos referentes à saúde do corpo, o professor pode criar um clima propício em sala de aula para que as crianças construam alguns conceitos relacionados à febre, seus sintomas e controle.

A atividade pode ser iniciada com uma conversa entre os alunos sobre a questão da febre.

Sugestão:

  • O que é ter febre?
  • Qual é a temperatura normal de nosso corpo?
  • Qual é a temperatura do nosso corpo quando estamos com febre?
  • O que provoca a febre?
  • O que as pessoas sentem quando têm febre?
  • A febre ajuda o organismo em alguma coisa, ou só atrapalha?Observação: É importante que o professor diga aos alunos que a febre é uma manifestação de saúde do organismo. Ela faz com que o metabolismo seja acelerado e, com ele, o combate feito pelo sistema imunológico à infecção. Ao mesmo tempo, a febre é um indicador de que uma infecção deve estar em curso.Essa conversa poderá tratar de conceitos como febre, termômetro clínico, doenças, sintomas, entre outros.

    Ao final dos comentários, o professor pode convidar os alunos a escreverem individualmente um pequeno texto sobre o que cada um considerou mais importante durante a conversa.

    A seguir, direciona o trabalho para a realização de uma investigação de ocorrências de febre na vida da criança e de seus familiares.

    É interessante iniciar a pesquisa investigatória planejando como os alunos podem se informar sobre o assunto e focalizando os seguintes aspectos:

  • início da febre;
  • evolução do quadro;
  • temperatura máxima atingida;
  • tempo de evolução do processo até o desaparecimento da febre;
  • formas de tratamento utilizadas;
  • remédios usados;
  • cuidados tomados;
  • como a pessoa se sentiu e vivenciou o problema.Após a pesquisa, o professor solicita aos alunos (em grupos de quatro) que socializem os casos e registrem no quadro de giz as informações mais relevantes para o grupo usando os mesmos itens discutidos durante o trabalho em campo.Na síntese geral feita pela classe, o professor coordena as apresentações de cada grupo, registrando no quadro de giz os aspectos apresentados pelos alunos referentes à temperatura corporal – febre, organizando um relatório com base nas semelhanças e diferenças apresentadas nos relatos dos alunos, enfatizando os seguintes aspectos:
  • Temperatura corporal – temperatura normal: conceito de febre.
  • Causas – o que pode provocar a febre (infecção viral ou bacteriana).
  • Sintomas da febre – como o corpo reage e a pessoa se sente.
  • Tratamento e prevenção.
    Ela é feita coletivamente, e cada aluno faz as devidas anotações no próprio caderno.A avaliação é feita ao longo do processo, considerando-se o produto das diferentes atividades realizadas pelo aluno.O professor pode enriquecer a proposta ao pedir aos alunos que criem “slogans” de prevenção às doenças, fixando cartazes na escola ou na própria classe.

Texto original: Vera Lúcia Moreira
Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

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