Disciplina: Biologia
Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Ecologia
Tipo: Jogos
Uma maneira lúdica de trabalhar e sedimentar os conceitos de ecologia, relacionados à dinâmica de populações, interações ecológicas e teia alimentar, é propor aos alunos a elaboração de um jogo de cartas sobre a dinâmica de populações. É importante que os alunos já tenham trabalhado esses conceitos e a caracterização de teia alimentar.
A partir de um esquema de teia alimentar (ver Cadeia alimentar), os alunos podem deduzir diferentes relações que ocorrem entre os organismos vivos:
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Para cada evento ou situação, os alunos devem analisar em grupo as conseqüências para as diferentes populações. Essa análise pode ser sistematizada de forma simbólica, utilizando-se o sinal “+” para indicar as situações que beneficiam o crescimento da população analisada e o sinal “—” para simbolizar eventos que conduzem à diminuição dessa população.
O tamanho de uma população depende de quatro fatores determinantes: natalidade, mortalidade, imigração e emigração. A natalidade e a imigração contribuem para o crescimento da população, enquanto que a mortalidade e a emigração contribuem para a sua diminuição.
Após analisarem o efeito de cada um dos diferentes eventos ou situações, os alunos podem construir um conjunto de cartas em cartolina ou papel-cartão previamente cortado. Nas cartas devem constar os eventos naturais ou situações descritas pelo grupo e suas conseqüências para cada uma das populações (ver exemplo).
Para jogar, cada jogador assume o papel de uma das populações, o que pode ser decidido por meio de sorteio. A seguir, sorteia-se uma carta, que deve ser analisada pelo grupo em termos das conseqüências que a situação traz a cada população. Os jogadores que representam populações que tendem a aumentar ganham pontos; os que representam populações que tendem a diminuir, perdem pontos. Em alguns casos, todos ganham ou todos perdem.
É importante que os alunos elaborem cerca de 25 cartas por jogo. Durante o jogo, devem ser sorteadas pelo menos dez cartas, para que os alunos possam avaliar a dinâmica de suas populações. Cada aluno deve registrar em uma tabela as variações que ocorrem na população que representa (ver exemplo).
Ganha o jogo o aluno que representar a população que teve maior tendência ao crescimento. Em caso de empate, ganha o jogador que obtiver a população mais estável ao longo do jogo (uma população estável é aquela que não oscila muito).
Depois de jogarem seus próprios jogos, os alunos podem experimentar os jogos dos colegas, entrando em contato com outras cadeias alimentares e situações diversas. O professor poderá finalizar a atividade colocando na lousa um quadro comparativo entre as populações de uma das teias alimentares, mostrando como todas as populações sofrem interferência direta ou indireta em decorrência de eventos naturais ou da ação humana.
Pode-se comparar, também, a dinâmica das diferentes populações ao longo das gerações, chamando a atenção para as oscilações populacionais e os fatores que limitam o crescimento populacional.
Texto original: Paulo Roberto da Cunha
Edição: Equipe EducaRede
(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)