Plantas aquáticas

Disciplina: Ciências
Ciclo: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Fotossíntese, reprodução assexuada da planta
Tipo: Metodologias

Os conceitos de fotossíntese e reprodução assexuada das plantas são abstratos para os alunos da 4ª série. Um aquário com plantas aquáticas é um recurso que facilita a observação e a compreensão desses fenômenos.

Para preparar a atividade, o professor traz à sala de aula um aquário simples e cobre o fundo com uma camada de pedras. Nestas, espeta três ou quatro espécies de plantas aquáticas, que podem ser: aguapé, alface d’água ou salvínia. Essas plantas podem ser encontradas em qualquer casa especializada em peixes ou animais. Adiciona-se água até encher o recipiente.

Está pronto um pequeno laboratório, por meio do qual o professor pode mostrar que as plantas respiram, realizam fotossíntese e se reproduzem.

O professor direciona a observação dos alunos para perceberem que:

  • Quando a luz do sol incide diretamente no aquário, surgem bolhas na água. Isso indica que o processo de fotossíntese (ver abaixo) produz mais oxigênio;
  • Se alguns pedaços de caule ou pequenas raízes das plantas forem colocados na água, eles crescem normalmente, exemplificando uma forma de reprodução assexuada (ver abaixo);
  • Com excesso de luz e ausência de animais (peixes), haverá uma superpopulação de plantas, tornando a água turva. Essa situação remete à noção de equilíbrio ecológico, porque demonstra que a ausência de animais que se alimentem das plantas e que absorvam o oxigênio produzido por elas provoca interferência na vida saudável das plantas aquáticas.Com essas observações, os alunos podem acompanhar de perto alguns fenômenos de sistemas ecológicos, que ocorrem de maneira dispersa na natureza.Depois, o professor pode solicitar aos alunos a leitura de textos informativos sobre o assunto. Por fim, elabora um texto coletivo, anotando na lousa as observações e informações coletadas por eles. Faz intervenções para organizar os conhecimentos, enfatizando os conceitos e os processos de fotossíntese e reprodução assexuada das plantas.


    Fotossíntese: os vegetais produzem o seu próprio alimento, obtendo a glicose a partir da combinação de água, luz solar e gás carbônico. Essa reação libera o oxigênio das folhas submersas, em forma de bolhas. Na respiração, o gás carbônico é liberado e o oxigênio transforma a glicose em energia.

    Reprodução Assexuada: nesse tipo de reprodução, uma parte isolada da planta é capaz de criar cópias dela mesma.

Texto original: Vera Lúcia Moreira
Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

One thought on “Plantas aquáticas

  • 31 de março de 2020 at 14:51
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    Ótimo texto para inicianntes em piscicultura, textos como este recomendo sempre à minha equipe..

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