Os segredos da flutuação

Disciplina: Ciências
Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Flutuação e densidade dos corpos
Tipo: Metodologias

Para compreender a flutuação, é preciso considerar não só o peso ou o tamanho dos corpos, mas também a interação entre massa e volume, ou seja, sua densidade. Ao introduzir esse assunto, o professor pode lançar alguns desafios à classe:

  • Como podemos descobrir se um material ou objeto é mais denso que outro?
  • Como um navio feito de toneladas de aço pode flutuar pelos mares?
  • Todo corpo denso afunda?O professor deve anotar as hipóteses dos alunos na lousa e promover a seguinte experiência:Pedir aos alunos que peguem dois pedaços iguais de papel-alumínio. Um deve ser amassado de forma que não reste ar dentro, enquanto que o outro deve ser dobrado em forma de “barquinho de papel”. Em seguida, perguntar a eles:
  • Se colocarmos o barco na água, ele vai flutuar ou afundar?
  • E a folha amassada?Dessa forma, o professor estimula a turma a realizar a experiência. Os alunos colocam tanto o papel amassado como o barco em um recipiente (vasilha) com água. O bloco de papel-alumínio (se estiver bem amassado) vai afundar e o barco vai boiar.O barco, apesar de ser mais pesado do que a água, pode flutuar porque está preenchido com outro elemento mais leve, no caso, o ar.

    Os alunos checam suas hipóteses e o professor destaca os pontos principais da experiência. Depois coordena a elaboração de um relatório coletivo, organizando o conhecimento com informações e explicações sobre o assunto.

    Sugestão para a realização do relatório coletivo:

    Retomar as questões iniciais e solicitar aos alunos que as respondam considerando a experiência realizada e destacando os seguintes pontos:

  • O que é densidade;
  • Como perceber se um corpo é mais denso que outro;
  • Como saber se um corpo afunda ou não;
  • Quais os segredos da flutuação.

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *