O que caracteriza o estado sólido

Disciplina: Ciências
Ciclo: EJA
Assunto: Estado sólido
Tipo: Metodologias

Objetivo geral
O estado sólido é caracterizado por possuir estrutura tridimensional definida, cristal. O vidro, por exemplo, não é considerado um sólido pelos cientistas, pois não apresenta essa estrutura. Esta atividade tem o propósito de fazer com que alunos de EJA (Educação de Jovens e Adultos) observem as características do estado sólido da água a partir da experimentação. É interessante que ela seja realizada com alunos que já tenham discutido o conceito de estado líquido (veja a proposta de atividade As propriedades da água no estado líquido)

Materiais utilizados
– Sal (ou outro sólido semelhante)
– Placas de zinco ou alumínio (ou outro sólido semelhante)
– Pedras de gelo
– Pequenas lupas (encontradas em lojas de um real)

Antes de apresentar o gelo aos alunos, é interessante mostrar vários sólidos para que eles identifiquem as propriedades desse estado físico.

Ao contrário do gelo, há muitos sólidos que podem se apresentar nesse estado sem estar em baixa temperatura, como é o caso do sal, do açúcar e das rochas. O estado cristalino nem sempre fica aparente, pois ele acontece em condições especiais na natureza. O professor então apresenta sólidos finamente divididos (sal), laminados (placa de zinco e alumínio) e problematiza a questão: será que esses materiais deixam de ser cristalinos por estarem finamente divididos?

Os alunos recebem amostras de sólidos e pequenas lupas para investigar a questão. Os estudantes perceberão que, vistos de perto, os grãos de sal são pequenos cristais.

Em seguida, o professor pergunta aos alunos se a água se apresenta nesse estado. Como se chama esse estado da água?

Só então serão entregues a eles as pedras de gelo para que investiguem, a partir da seguinte questão: qual é a diferença entre a pedra de gelo e os outros sólidos e quais são as semelhanças? Peça então que anotem as características do estado sólido.

Receberão a tarefa de definir estado físico, estado líquido e estado sólido em um caderno com índice. A idéia é construir com os estudantes um glossário de palavras que foram definidas coletivamente a partir da experimentação. O que se observa é que esses conceitos são internalizados pelos estudantes por serem construídos concretamente, isto é, a partir da experimentação.

Texto Original: Sandra Regina Mutarelli Setúbal

Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *