Neurociência

Disciplina: Biologia
Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Anatomia, biologia geral
Tipo: Materiais didáticos

Objetivo:  Auxiliar na compreensão dos processos responsáveis pela geração da diferença de potencial e o potencial de ação em neurônios e estimular interesse dos alunos para as ciências biológicas e neurofisiologia.

Pré-Requisito: Conceitos básicos de biologia celular. Exemplos: membrana celular, ATP.

Autoria: André Haruo Kanamura – Instituto de Biociências de São Paulo/SP

Tipo de Atividade: Observação de processos e motivação

Avaliação da Atividade: O professor pode optar por realizar a avaliação da maneira que achar mais conveniente desde que os conceitos abordados sejam avaliados. Alguns conceitos mais relevantes, que devem ser identificados na avaliação são: potencial de ação e potencial de repouso (como são gerados ou desencadeados), papel dos canais iônicos e das bombas de sódio e potássio, forma de atuação dos neurotransmissores.

Contexto da Atividade: O material pode ser utilizado em sala de informática com no máximo dois alunos por computador. Recomenda-se ministrar uma aula introdutória ao tema sistema nervoso anteriormente a aplicação do material. O programa pode também ser utilizado em sala de aula com projeção em telão.

Tempo Previsto para Atividade: Cerca de uma hora se utilizado em sala de informática. Caso o professor prefira utilizar a projeção em telão, o tempo de uso dependerá da estratégia adotada pelo professor.

Clique aqui e conheça o conteúdo

Texto Original: Rived

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *