Lixo – Coleta Seletiva

Disciplina: Ciências
Ciclo: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Lixo tecnológico: pilhas e baterias
Tipo: Metodologias

Uma pesquisa sobre o destino de pilhas e baterias pode ser um começo interessante para os alunos perceberem que o lixo tecnológico contamina o solo, os lençóis freáticos e, conseqüentemente, o próprio ser humano.

Para tanto, peça aos alunos que perguntem aos familiares, amigos e vizinhos o que fazem com pilhas e baterias usadas. Por exemplo:

  • O que você faz com as pilhas usadas?
  • Você sabe que as pilhas e baterias jogadas no lixo podem prejudicar o meio ambiente e a nossa saúde?Se a resposta a esta pergunta for “Sim”, pode-se fazer uma outra pergunta.
  • Você sabe como as pilhas e baterias jogadas no lixo podem chegar a prejudicar o meio ambiente e a nossa saúde?

Se a resposta for “Não”, as crianças devem ser incentivadas a informar os entrevistados sobre o problema, incluindo o que fazer com essas pilhas.

Feita a pesquisa de campo, o professor coordena a tabulação dos dados e, com os alunos, elabora um relatório com a síntese das respostas.

Informe aos alunos que as pilhas e baterias são altamente prejudiciais porque contêm metais pesados como o chumbo, cádmio, zinco e mercúrio em níveis que podem causar sérios danos à saúde. O cádmio provoca disfunções renais e problemas pulmonares; o mercúrio afeta o estômago, os rins e o cérebro; o chumbo causa anemia, disfunção renal e perda de memória, e o zinco ataca os pulmões.

Explique aos alunos como o lixo acaba voltando para casa e causando todos esses problemas aos homens.

Finalmente, promova um concurso de cartazes para divulgar o impacto causado pelas pilhas e baterias. Mas antes mostre aos alunos alguns exemplos a fim de que eles percebam as qualidades de um bom cartaz, tais como texto curto, de fácil leitura, frases que chamam a atenção para a questão central, uso de cores etc.

Decida com a classe os critérios de seleção e premiação dos cartazes vencedores. O prêmio pode ser um pequeno diploma, um livro, uma menção honrosa etc.

Para valorizar todos os trabalhos, organize uma exposição pela escola ou em algum espaço comunitário; assim os alunos poderão perceber a importância de contribuírem para a formação de cidadãos capazes de agir corretamente com a natureza.

Organize com os alunos uma coleta semanal de pilhas e baterias usadas e pesquise na comunidade para quais empresas ou locais poderão ser enviadas.

Texto original: Vera Lúcia Moreira
Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *