Estetoscópio

Disciplina: Ciências
Ciclo: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Corpo Humano
Tipo: Metodologias

Desde as séries iniciais, é importante para a formação do aluno que o professor desenvolva em sala de aula conteúdos sobre o nosso corpo (anatomia) e como ele funciona (fisiologia).

A abordagem desses assuntos deve, preferencialmente, privilegiar o fazer, o observar e o representar fenômenos e características do corpo. Com isso, o aluno terá a oportunidade de aprender a observar, fazer leituras e interpretações daquilo que sentimos, seja pela visão, audição, tato, paladar, ou pelo olfato. Ensinar a sentir é, também, ensinar a crescer.

Para tanto, o professor pode propor à classe a construção de um estetoscópio e, assim, promover entre seus alunos a capacidade de observação e de entendimento das batidas do coração e de outros barulhos do corpo decorrentes da respiração, da tosse e de movimentos dos alimentos no estômago.

Material necessário:

  • 2 balões de ar.
  • 2 funis de plástico.
  • Fita crepe ou fita adesiva.

Procedimentos:

  • Corte a boca dos balões.
  • Encaixe cada um dos balões sobre a boca do funil.
  • Com a fita adesiva, una os funis pelo “pescoço”, isto é, pelas partes finas.

Uma criança encosta uma das bocas do estetoscópio sobre o peito do colega e põe o ouvido na outra boca para ouvir os sons e batimentos rítmicos do coração. Em seguida peça para que uma delas coma algo ou beba água, enquanto o colega ouve os barulhos do estômago.

Outra possibilidade é solicitar a um aluno que encoste o estetoscópio nas costas do outro, ouvindo a respiração e a força de uma tosse simulada.

Estimule os alunos a produzirem relatos orais sobre a construção do brinquedo, sobre as ações realizadas e sensações vividas.

Para concluir a atividade, oriente as crianças na produção de desenhos e frases sobre o trabalho e, com elas, construa um painel dos trabalhos realizados, que poderá ser apresentado à comunidade escolar.

Texto Original: Vera Lúcia Moreira

Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *