Energia Elétrica

Disciplina: Ciências
Ciclo: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Circuito elétrico
Tipo: Metodologias

É importante trabalhar em sala de aula a energia como um recurso natural que possibilita ao homem uma vida saudável e confortável. Entre as formas de energia utilizadas pelo homem, a energia elétrica faz parte do dia-a-dia dos alunos e, portanto, deve ser utilizada racionalmente. Para isso, a compreensão das noções básicas do circuito elétrico favorece a tomada de consciência por parte das crianças em relação ao desperdício e à prevenção de acidentes.

Inicialmente, os alunos precisam ter uma idéia do que é um circuito. Precisam compreender que, para a lâmpada acender, ela precisa estar ligada a fios que formem um caminho fechado. Isso pode ser feito em uma atividade em que o professor entrega a cada equipe de 5 alunos uma pilha, dois fios-cabinho de 20 cm e uma lâmpada e propõe aos grupos que façam com que a lâmpada acenda.

Em seguida, o professor pede aos alunos para desenharem o circuito construído, podendo discutir o fato de que um circuito é um caminho fechado, como o circuito de Fórmula 1. O professor também pode dar mais um pedaço de fio e uma lâmpada para cada equipe para que eles façam duas lâmpadas acenderem.

Feitas essas observações, a construção da maquete de uma casa com três lâmpadas que acendem de forma independente poderá se tornar um projeto prazeroso para os alunos da quarta série. O objetivo desta construção é compreender os princípios básicos do circuito elétrico de uma casa. A classe é dividida em grupos de cinco alunos. Cada grupo constrói uma casa e, no final, ela é sorteada entre a equipe.

Material necessário por grupo:

  • Três caixas de sapato ou similar.
  • 6m de fio tipo cabinho.
  • Uma base de madeira para apoiar as caixas.
  • 4 pilhas pequenas.
  • 2 porta-pilhas.
  • 6 lâmpadas pingo-d’água de 2,2 volts.
  • 6 soquetes para lâmpadas.
  • 6 interruptores de painel (chave TTI ).
  • Fita isolante.
  • Faca de desencapar fio.
  • Fita adesiva.
  • Cola.
  • Percevejos
  • Material para a decoração: tecidos, papéis coloridos, tintas, lápis de cor, miniaturas, entre outros.

Etapas do projeto:

  • A equipe decide como colar as caixas formando a casa e desenha a sua planta em proporção real em relação ao tamanho das caixas.
  • Sobre a planta, os alunos desenham o circuito elétrico.
  • As casinhas são construídas com as caixas coladas e presas à madeira com percevejos e fita adesiva.
  • Os alunos montam o circuito elétrico conforme o desenho da planta: ligam dois fios às pilhas e puxam os fios até os lugares a serem iluminados. Em cada ponto de luz é ligado um fio ao soquete, outro ao interruptor e um terceiro que liga o soquete ao interruptor. Para esta ligação é necessário desencapar os fios que, depois de conectados, deverão ser protegidos com fita isolante.
  • Colocam-se as lâmpadas e decora-se a casa, encapando as paredes para esconder os fios e enfeitando-as com miniaturas ou outros objetos de acordo com a decisão do grupo.

Finalmente, o professor poderá complementar o projeto com o registro das atividades e aprofundamento dos conhecimentos por meio de:

  • pesquisa sobre Thomas Edison;
  • propostas de como economizar energia elétrica em casa;
  • cuidados necessários contra choques e curtos-circuitos;
  • outras fontes de energia.

Para aprofundar:
Antes de propor o trabalho, o professor deve estudar um pouco sobre energia. Em o Assunto é Energia existe um bom material de base para isso.

Texto Original: Vera Lúcia Moreira

Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *