DST e Aids

Disciplina: Ciências
Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Doenças sexualmente transmissíveis
Tipo: Metodologias

Ao abordar os conteúdos relativos a DST e Aids, é importante partir das concepções que os adolescentes têm a respeito do assunto. Assim, é preciso criar oportunidade para que o jovem dialogue sobre o assunto, avalie a exatidão e utilidade das informações que possui, distinguindo fatos científicos de crenças e superstições.

Ao introduzir o assunto, o professor pode utilizar uma dinâmica que auxilie o aluno a refletir e a sentir-se à vontade para expressar sentimentos. Forme grupos de cinco alunos e distribua para eles cartolina ou papel pardo, cola, lápis de cor e revistas. Solicite que conversem sobre o que sentem a respeito das DST e Aids (medo, indiferença, preocupação etc) e o porquê desse sentimento. Cada grupo deverá representar o que foi discutido por meio de uma imagem, utilizando desenho e colagem.

Proponha aos grupos que compartilhem com a classe o significado da representação centrando o debate nos seguintes pontos: sentimentos, crenças e temores mais comuns diante de DST e Aids.

Anote as questões dos grupos e, para a aula seguinte, organize informações úteis ao grupo. Use textos, livro didático, filmes ou outro material pertinente.

Texto original: Vera Lúcia Moreira
Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *