Discutindo evolução com desenho do “X-Men”

Disciplina: Biologia
Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Evolução
Tipo: Filme
Onde encontrar: Videolocadoras

Uma das dificuldades para o estudo do processo evolutivo é que muitas pessoas apresentam uma compreensão equivocada do que seja mutação. Para trabalhar com esse assunto, é possível complementar as aulas sobre evolução com um episódio da série do desenho animado “X-Men”. Trata-se de um desenho curto, de 18 minutos, que pode ser explorado em uma única aula.

O interessante desse desenho animado é o fato de apresentar uma discussão que envolve mutação e teoria evolutiva. O conceito de mutação abordado nesse episódio aproxima-se muito da noção intuitiva que a maioria das pessoas tem sobre esse fenômeno. Ou seja, coloca a mutação como causa de transformações radicais nas espécies, sem fazer distinção entre mutações somáticas, presentes em células não germinativas, e mutações hereditárias, presentes em células gaméticas.

O desenho faz diversas referências ao livro “A origem das espécies”, principal obra de Charles Darwin, autor da teoria evolutiva pela seleção natural. A edição em português dessa obra, publicada pela Itatiaia Editora, pode ser encontrada nas livrarias.

Como atividade, pode-se solicitar aos alunos que comparem os discursos de Charles Darwin e do Doutor Nathaniel Essex, e apontem as diferenças quanto ao conceito de evolução, seleção natural e mutação. O professor pode questionar:

  • Como a teoria de Darwin é descrita no início do desenho?
  • Uma mutação ocorrida em células somáticas de um organismo pode ser transmitida a seus descendentes?
  • Pesquise as causas das mutações. A seguir, discuta com os colegas se há possibilidade de controlar ou direcionar as mutações.

Vídeo:
Série “X-Men”, da Marvel Comics, Fox Kids Vídeo, volume 3, episódio X75 – “A Decência”.

Texto original: Paulo Roberto da Cunha
Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

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