Construção de terrário

Disciplina: Ciências
Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Ciclo da água
Tipo: Metodologias

Nas aulas sobre o ciclo da água, é interessante que os alunos observem uma simulação do ambiente natural, para compreender o processo de condensação da água causado pela evaporação.

A construção de um terrário é uma ótima alternativa para essa finalidade. O professor pode dividir a classe em grupos e solicitar aos alunos que tragam um vidro incolor de boca larga e com tampa. Deve colocar no interior do recipiente uma camada de pedregulho (pedrinhas de aquário) e outra de terra vegetal (usada para vaso de planta). Depois é preciso umedecer a terra com água e plantar vários tipos de folhagens pequenas ou flores, como a violeta e a maria-sem-vergonha. Por fim, acrescentar um pequeno tronco com folhas em broto. O vidro deve estar limpo e ser bem tampado, para posterior observação.

É importante desenvolver um processo de observação por, aproximadamente, quatro semanas. Os alunos irão perceber que a evaporação é visível quando a água estiver condensada em gotas nas laterais e na parte superior do vidro. As gotas, com o peso, cairão, simulando a chuva e umedecendo novamente a terra. Completa-se o ciclo da água.

A atividade pode ser realizada em grupo e cada um deve registrar sua observação em cartaz com data, descrição do observado e conclusão do grupo. Cada grupo socializa as suas conclusões e o professor coordena a síntese coletiva, ampliando a experiência para a dimensão do ecossistema planetário.

No fim da atividade, os terrários podem ser expostos em eventos escolares, como Feira de Ciências ou Semana Cultural.

Texto original: Vera Lúcia Moreira
Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *