Comparando temperaturas

Disciplina: Ciências
Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Organização de tabelas
Tipo: Informática

Mais do que informações, é preciso que o ensino de Ciências seja voltado ao desenvolvimento de competências que permitam ao aluno lidar com as informações, compreendê-las, elaborá-las, criticá-las, fazendo uso dos conhecimentos adquiridos durante as aulas. Para tanto, são necessárias algumas atividades que permitam a coleta e organização de dados, comparação e interpretação de resultados obtidos. O exemplo a seguir ilustra uma dessas atividades.

Os alunos devem medir a temperatura em dois locais na escola – um mais arejado e outro mais quente – por exemplo, no pátio da escola e no interior de um depósito ou sala, em diferentes horas do dia e em intervalos regulares. No fim, eles elaboram uma tabela e um gráfico com os dados obtidos, na planilha eletrônica (clique aqui para ver um modelo).

Promova com seus alunos uma discussão das razões dessa diferença de temperatura, interpretando e procurando explicar as variações encontradas.

Faça-os mudar o tipo de gráfico de linhas para colunas para que percebam a variação sobre um outro ângulo. Proponha pesquisas em sites, revistas, jornais ou publicações variadas sobre o efeito estufa na Terra.

Texto original: Mariza Mendes
Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *