Disciplina: Biologia
Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Zoologia, diversidade de animais, biogeografia
Tipo: Metodologias
É comum nos depararmos com dúvidas de alunos a respeito da origem de animais vertebrados, alguns bastante comuns, como onça pintada, chimpanzé, orangotango, muriqui, tatu canastra, lobos, entre outros.
Pensando nisso, uma atividade bastante útil para auxiliar os alunos a relacionarem diferentes animais com seus locais e ambientes de origem é o mapeamento biogeográfico, que pode ser desenvolvido da seguinte maneira:
Parte I
Pesquisa sobre diversidade de animais.
A Internet dispõe de vastíssimo material sobre esse assunto. Para tornar a pesquisa mais rica e ágil, é interessante organizar os alunos em grupos, que poderão ser assim distribuídos:
— Aves do Brasil.
— Aves do mundo.
— Mamíferos do Brasil.
— Mamíferos do mundo.
— Répteis do Brasil.
— Répteis do mundo.
— Anfíbios do Brasil.
— Anfíbios do mundo.
Os grupos devem eleger a espécie de animal a ser pesquisada, ou o professor sorteia se houver coincidência na escolha. É importante estabelecer um número mínimo (15 é um bom número) de animais para cada grupo.
Para cada animal encontrado o grupo deve preencher uma pequena ficha como a que segue:
Nome popular | Nome científico | Família, ordem, classe |
Origem geográfica | Ambiente | |
Observações: | Símbolo: |
O grupo deve atribuir um símbolo para cada animal pesquisado. O conjunto de símbolos formará uma legenda.
Para colaborar com o trabalho do professor, indicamos alguns sites para a realização da pesquisa aqui proposta:
Gerais:
Zoológico de São Paulo
Animais
— Nativos da mata
— Aves
— Répteis
— Mamíferos
Base de Dados Tropical
Procure por:
— aves;
— mamíferos;
— répteis;
— anfíbios.
Ibama
Fauna
— Conheça alguns animais de nossa fauna
— Lista oficial de animais ameaçados de extinção
Fundacão Jardim Zoológico de Niterói
Aves:
Site português sobre aves.
Aves on line (site português)
CENTRO DE ESTUDOS ORNITOLÓGICOS
Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves
Site português sobre aves feito para alunos do secundário
Répteis:
Instituto Butantan
Parte II
É importante que a atividade de fazer os mapas – mapa-múndi e mapa do Brasil – seja atribuída aos grupos. Eles devem ter uma divisão por ecossistema ou paisagens naturais (região de florestas, savanas, desertos etc) e conter os diferentes símbolos dos animais catalogados pelo grupo.
Parte III
Caso haja condições e disposição dos alunos, a classe poderá organizar um grande mapa-múndi, compilando as informações dos diferentes grupos. Nesse caso, o mapa será muito grande. Para isso o professor poderá projetar um mapa em uma parede previamente forrada com papel branco e os alunos traçariam os contornos com giz de cera.
Texto original: Paulo Roberto da Cunha
Edição: Equipe EducaRede
(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)