Disciplina: Ciências
Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Diversidade de seres vivos
Tipo: Informática
A aprendizagem de diferentes características dos seres vivos pode ser muito interessante e significativa se desenvolvida por meio de observação, coleta, organização e classificação de pequenos seres vivos encontrados em qualquer jardim. Melhor ainda se esses dados puderem ser organizados em um banco de dados.
A atividade pode ser iniciada com uma incursão por um jardim para coleta de diferentes seres vivos. Em seguida, os alunos vão organizá-los e separá-los segundo uma lista de características previamente elaborada pelo professor:
- Se o animal tem asas e quantas.
- Se tem patas e quantas.
- Se o corpo tem revestimento.
- Em quantas partes o corpo é dividido.O passo seguinte é montar um banco de dados com os campos da lista, introduzindo as características observadas nos seres vivos coletados.Exemplo:
Animal |
Tem asa? |
No. de asas |
Tem patas? |
No. de patas |
Corpo com revesti-mento? |
Em quantas partes o corpo é dividido? |
Formiga |
Não |
0 |
Sim |
6 |
Sim |
3 |
Aranha |
Não |
0 |
Sim |
8 |
Sim |
2 |
Minhoca |
Não |
0 |
Não |
0 |
Não |
1 |
Borboleta |
Sim |
2 |
Sim |
6 |
Sim |
3 |
A lista com as características a serem observadas pode ser mais sofisticada e completa, dependendo do objetivo do professor. É importante lembrar que, quanto maior for o número de características, mais dinâmico será o trabalho.
Após a introdução dos dados na planilha, o professor pode propor questões para os alunos responderem em grupo, consultando os dados armazenados, tais como:
- Que animal tem o corpo com revestimento, possui três pares de patas e o corpo dividido em três partes?
- Que animal não possui asas nem patas e tem o corpo dividido em apenas uma parte?
- Que animal possui três pares de patas e duas asas?A partir daí, o professor pode fazer generalizações que permitam classificar os grupos de animais, imprimir a planilha de cada grupo e criar outras questões.Texto original: Mariza Mendes
Edição: Equipe EducaRede
(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)
Muito interessante!
Estudei licenciatura em biologia alguns semestres, hoje estou nas humanas, e com essa pandemia, meus irmãos estão sem aula e decidi ajudá-los pois têm muitas dificuldades com os conteúdos. Ótima forma de introduzir um conteúdo através da dinâmica, e de incentivar a observação e também a análise de dados.