Banco de dados de seres vivos

Disciplina: Ciências
Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Diversidade de seres vivos
Tipo: Informática

A aprendizagem de diferentes características dos seres vivos pode ser muito interessante e significativa se desenvolvida por meio de observação, coleta, organização e classificação de pequenos seres vivos encontrados em qualquer jardim. Melhor ainda se esses dados puderem ser organizados em um banco de dados.

A atividade pode ser iniciada com uma incursão por um jardim para coleta de diferentes seres vivos. Em seguida, os alunos vão organizá-los e separá-los segundo uma lista de características previamente elaborada pelo professor:

  • Se o animal tem asas e quantas.
  • Se tem patas e quantas.
  • Se o corpo tem revestimento.
  • Em quantas partes o corpo é dividido.O passo seguinte é montar um banco de dados com os campos da lista, introduzindo as características observadas nos seres vivos coletados.Exemplo:

Animal

Tem asa?

No. de asas

Tem patas?

No. de patas

Corpo com revesti-mento?

Em quantas partes o corpo é dividido?

Formiga

Não

0

Sim

6

Sim

3

Aranha

Não

0

Sim

8

Sim

2

Minhoca

Não

0

Não

0

Não

1

Borboleta

Sim

2

Sim

6

Sim

3

A lista com as características a serem observadas pode ser mais sofisticada e completa, dependendo do objetivo do professor. É importante lembrar que, quanto maior for o número de características, mais dinâmico será o trabalho.

Após a introdução dos dados na planilha, o professor pode propor questões para os alunos responderem em grupo, consultando os dados armazenados, tais como:

  • Que animal tem o corpo com revestimento, possui três pares de patas e o corpo dividido em três partes?
  • Que animal não possui asas nem patas e tem o corpo dividido em apenas uma parte?
  • Que animal possui três pares de patas e duas asas?A partir daí, o professor pode fazer generalizações que permitam classificar os grupos de animais, imprimir a planilha de cada grupo e criar outras questões.Texto original: Mariza Mendes
    Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

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