As propriedades da água no estado líquido

Disciplina: Ciências
Ciclo: EJA
Assunto: Experimentação
Tipo: Metodologias

Objetivo geral
O objetivo desta atividade é iniciar com alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) o estudo das características do estado líquido, a partir da experimentação, ou seja, relacionando-as com aplicações práticas. Para tanto, serão observadas e discutidas as características da água nesse estado. Veremos também como uma dessas características pode ser utilizada na construção civil, no instrumento chamado nível horizontal.

Materiais utilizados
– Recipientes de plástico e vidro
– Esponja
– Tubos de plástico
– Sacos plásticos

O professor pode iniciar essa atividade fazendo um levantamento do que os alunos sabem sobre o tema. Para isso, ele deve propor ao grupo algumas reflexões:

  • Como conhecemos a água?
  • Em que estado físico bebemos a água?
  • O que é estado físico?
  • Quais são os outros estados físicos da água? (Podem não aparecer gás ou vapor e, se isso acontecer, não comente ainda sobre esse estado).
  • Será que só a água se encontra nesses estados físicos?
  • Quais outros materiais do dia-a-dia vocês citariam e quais seus estados físicos?

Durante esse levantamento, solicite aos alunos que procurem no dicionário o significado da palavra estado. Na seqüência, explique que serão realizadas algumas experimentações para que, ao final, sejam respondidas as seguintes questões:

  1. Quais são as características da água no estado líquido? Será que essas características podem ser estendidas a todos os líquidos? (Ao discutir essa questão, você estará fazendo uma generalização).
  2. Existe alguma aplicação prática a partir dos estudos da aula de hoje? Se sim, qual é e como se usa?


Parte experimental

Sugere-se que o professor divida a classe em grupos de quatro pessoas e distribua vários recipientes, esponja, tubos de plástico e sacos plásticos, para que os estudantes possam investigar as características da água no estado líquido. A proposta é que eles mexam à vontade nesses materiais, experimentando como a água fica em cada um deles.

Discussão final
Depois de distribuir o material e acompanhar os trabalhos dos grupos, sempre instigando à investigação, o professor poderá fazer perguntas que possibilitem a descrição do estado líquido.

Os alunos poderão descrever propriedades da água comuns a todos os estados, como por exemplo, a propriedade de a água ser incolor. Nesse caso, o professor mostra que o foco é definir o estado físico e, portanto, pretende-se mostrar a situação do líquido que o diferencia do sólido e do gás (isso se eles tiverem mencionado gás).

O professor então pode solicitar aos alunos que utilizem adjetivos para definir o estado. Muitas vezes, usa-se o adjetivo mole (“a água é mole, pois não conseguimos pegá-la”). Nesse caso, fale sobre a gelatina, que também é mole, e não é líquida. Portanto, mole não é o melhor adjetivo para caracterizar o estado líquido.

Pergunte o que eles perceberam com relação à forma da água líquida. Que forma ela tem? Para ajudá-los a criar essa frase, lembre o que ocorre com a forma da água líquida no frasco cúbico.

Em tempo: As características da água no estado líquido são: a água toma a forma do recipiente ou do frasco em que está e tem a superfície lisa e horizontal.

A palavra horizontal é importante e raramente aparece na discussão. Aparecem as palavras plana, reta e lisa, mas horizontal, dificilmente. É importante chamar a atenção para a questão da horizontalidade, pois é justamente essa a característica utilizada na construção civil que será trabalhada aqui.

Ser reta ou plana não necessariamente é estar na horizontal; ser reta ou plana pode ser em plano diagonal.

É bom lembrar que horizontal vem de horizonte, isso ajudará na apropriação do conceito de horizontalidade.

A segunda questão não necessariamente será respondida. Só será se eles se lembrarem da existência do nível e se tiverem essa curiosidade. Então, fale da construção civil. Pergunte como fazemos para construir um muro reto. Proponha então outro experimento. Eles podem verificar com um nível (tubo de borracha encontrado em casa de construção) se a lousa está em nível, se a carteira está em nível, e assim observar que se utiliza essa propriedade da água para medir o nível horizontal em construções civis.

Texto Original: Sandra Regina Mutarelli Setúbal

Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

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