As múltiplas utilidades da hidroponia.

Disciplina: Biologia
Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Desenvolvimento, germinação, cultivo de plantas, fisiologia vegetal, nutrição.
Tipo: Sites

A técnica de cultivo de plantas em água (hidroponia) é um recurso muito interessante para o estudo do desenvolvimento vegetal, germinação de sementes, da fisiologia e nutrição de plantas.

Na hidroponia, as plantas são cultivadas em canais ou recipientes por onde circula uma solução nutritiva composta de água destilada e nutrientes dissolvidos de forma balanceada, de acordo com a necessidade de cada espécie vegetal. Esses canais ou recipientes podem ou não ter algum meio de sustentação para as plantas, como pedrinhas ou areia.

A solução nutritiva é rigorosamente controlada para manter suas características, e periodicamente é feito um monitoramento do pH e da concentração de nutrientes, permitindo às plantas crescerem sob as melhores condições possíveis.

É importante ressaltar que há diferentes técnicas de cultivo, todas elas intimamente ligadas às disponibilidades de espaço e recursos. Uma delas é a Técnica de Filme de Nutriente (NFT), desenvolvida na Inglaterra na década de 70. Esse sistema contém uma bomba que circula continuamente a solução nas raízes da planta.

No Sistema Passivo não há a utilização de nenhum tipo de bombeamento; a nutrição é conduzida às raízes pela capilaridade do substrato.

Onde obter informações:

Cada espécie de vegetal possui um equilíbrio nutricional apropriado para o seu desenvolvimento. Há vários sites e livros nos quais podem ser encontradas informações precisas a respeito das necessidades nutricionais de diferentes espécies.

Sites:
O mundo da hidroponia
Laboratório de agricultura irrigada e hidroponia
Hidroponia

Alface – um modelo para estudos:

A alface é um excelente material para estudos. É fácil cultivá-la, não requer cuidados especiais e pode-se obter uma planta adulta em pouco mais de duas semanas. Ela pode desenvolver-se bem tanto em Sistema Passivo como em NFT – Técnica de Filme de Nutriente.

Texto original: Paulo Roberto da Cunha
Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

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