Aprenda com a bolha de sabão

Disciplina: Ciências
Ciclo: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Células, tensão superficial, decomposição da luz
Tipo: Texto

Um modo de enriquecer sua aula e garantir a aprendizagem de seus alunos é propiciar que eles brinquem e pensem sobre o que estão fazendo.

No artigo “A Ciência da Bolha de Sabão”, da revista Ciência Hoje das Crianças, você encontrará vários tipos de brincadeiras como forma de abordar conteúdos científicos, envolvendo conhecimentos sobre células biológicas, tensão superficial e decomposição da luz. Elas podem ser aproveitadas por você.

Após a leitura do artigo com a classe, divida os alunos em grupos e desenvolva a experiência da bolha de sabão, construindo o “aparelho” e preparando a água. Em seguida, releia o artigo e, junto com eles, organize as informações enfatizando os seguintes pontos:

  • semelhança da bolha de sabão com alguns aspectos da membrana biológica de células de plantas e animais – estrutura e permeabilidade;
  • tensão superficial e elasticidade;
  • decomposição da luz – o que acontece com a luz quando passa por um prisma.“Aparelho” para fazer bolhas

Modele um arame em forma de círculo, quadrado ou retângulo de tamanho que permita colocá-lo em um copo ou caneca. Enrole um fio de lã sobre o arame e amarre com o próprio fio de lã um palito de churrasco para segurar. Faça uma mistura de água e sabão com detergente neutro de boa qualidade. De preferência, deixe essa mistura repousar por 12 horas.

Referência:
“A Ciência da Bolha de Sabão”, in Ciência Hoje das Crianças, ano 12, nº 88, jan./fev., p. 8.

Texto original: Vera Lúcia Moreira
Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

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