A mágica das misturas

Disciplina: Ciências
Ciclo: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Noções básicas sobre solução e suspensão
Tipo: Metodologias

O experimento é uma prática educativa que tem o objetivo de ilustrar conceitos teóricos que facilitem a compreensão do fazer e do observar.

Quando o aluno consegue perceber a diferença de resultado com misturas de porções de partículas sólidas e líquidas, os conceitos de solução (mistura homogênea) e suspensão (mistura heterogênea) tornam-se significativos.

Peça aos alunos dois frascos de boca larga bem limpos. Podem ser, por exemplo, vidros de maionese ou geléia.

Coloque água filtrada ou fervida até a metade dos recipientes. Em um dos frascos, adicione uma colher de sopa de sal e misture bem. Acrescente uma colher de sopa de areia à água do outro frasco e mexa da mesma forma.

Solicite aos alunos que observem as reações das duas misturas e anotem em ficha própria:

Água + Sal
Água + Areia

Por meio de perguntas, o professor pode orientar a observação dos alunos. Por exemplo:

  • Qual a diferença entre as duas misturas?
  • O que aconteceu com o sal?
  • Onde está a areia na mistura com a água?

Os alunos apresentam as observações registradas e, em seguida, o professor discute com eles as idéias surgidas nos grupos, concluindo que o sal se dissolve na água. Água mais sal formam uma solução, porque o sal está dissolvido na água. O que caracteriza a solução, ou seja, a dissolução do sal, é justamente o fato de que ele não é visto, apesar de estar ali. Sua presença pode ser verificada pelo paladar. O sal parece sumir porque seus componentes se separam entre as moléculas da água, formando uma mistura homogênea – solução. A água formou uma solução com o sal. Nesse caso, é possível pedir aos alunos que provem um pouco da substância para sentirem que, mesmo não podendo ser visto, o sal está na água.

No caso da areia, parte dela acaba por depositar-se no fundo, e parte fica flutuando, o que forma uma mistura heterogênea – suspensão. Essa mistura não deve ser provada pelos alunos e isso precisa ficar claro para eles.

Ao final, os alunos desenham o que observaram e escrevem as conclusões.

Este experimento pode ser apresentado na feira de Ciências da escola.

Texto Original: Vera Lúcia Moreira

Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *