A Luz e a Visão

Disciplina: Ciências
Ciclo: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: A necessidade da luz para a visão
Tipo: Metodologias

Para que os alunos entendam por que a luz é necessária para vermos o que nos cerca, o professor pode desenvolver um experimento que favoreça a ação concreta, a observação, a comparação e a conclusão por parte do aluno.

Essa experiência permitirá aos alunos perceberem porque, com pouca luz, as cores não podem ser diferenciadas pelo olho humano. No caso dessa atividade, veremos os pedaços de papel colados no fundo da caixa, mas não sua cor. Isso só será possível se a janela estiver aberta e houver um mínimo de luz. Não se esqueça de que é preciso vedar bem a tampa na caixa, com fita adesiva e papel, para não haver muita entrada de luz.

Material necessário:

  • Cinco caixas de sapatos com tampa ou similares.
  • 20 quadrados de papel colorido de 10 cm x 10 cm – 5 amarelos, 5 azuis, 5 vermelhos e 5 brancos.
  • Caderno dos alunos.

Procedimentos:
O professor deve organizar a classe em cinco grupos e solicitar que cada um deles, com o seu material, prepare suas caixas da seguinte forma:

  • Faça um orifício redondo com mais ou menos 2 cm de diâmetro na tampa ou na parte superior da caixa.
  • Em um dos lados da caixa, recorte uma janelinha retangular (2 cm x 5 cm), sem destacá-la, de modo que se possa abri-la e fechá-la como uma janela.
  • No fundo da caixa, por dentro, cole 4 quadrados de papel colorido, um de cada cor (ver figura).

Com esse material pronto, o professor inicia os trabalhos. Cada aluno do grupo, com a janelinha da caixa fechada, coloca o olho no orifício redondo anteriormente feito e olha atentamente para dentro da caixa. Os alunos anotam no caderno o resultado da observação.

A seguir, o professor solicita aos alunos que abram a janelinha e olhem novamente pelo orifício. Os alunos deverão registrar as seguintes observações a partir das questões apresentadas pelo professor:

  • O que observaram com a janelinha fechada?
  • E com ela aberta?
  • É possível ver o que há dentro da caixa com a janelinha fechada ou aberta? Por quê?

Os alunos relatam suas observações e comparações, debatem, trocam idéias. O professor, para concluir, discorre sobre a importância da luz para a visão, sem desconsiderar que possivelmente os alunos já saibam que “sem luz não dá para ver”.

Esse trabalho é um bom começo para o professor iniciar um estudo ou pesquisa sobre o órgão da visão, trabalhar com cores ou explorar características e componentes da luz.

É bom salientar que, em uma Mostra Cultural ou Feira de Ciências, esse é um experimento interessante para ser apresentado a todos porque favorece a participação dos visitantes.

Texto Original: Vera Lúcia Moreira

Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *