A História de uma Folha

Disciplina: Ciências
Ciclo: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Partes da planta, folha
Tipo: Texto

O livro “A História de uma Folha”, de Leo Buxcaglia, pode ser uma boa opção para trabalhar o conteúdo Seres Vivos com alunos de 3ª e 4ª séries, introduzindo o tema das plantas e o estudo mais aprofundado das folhas: suas partes, pigmentos, fisiologia.

O livro narra a história de uma folha que, ao crescer, encontra um amigo chamado Daniel. Esse amigo explica a ela todos os fenômenos que ocorrem durante as estações do ano, as características climáticas, a influência do sol e do vento na vida das folhas e questões referentes ao ciclo da vida.

Na história, a folha vive todas as fases de sua vida com intensidade e, um dia, sente-se flutuando em direção ao solo. Ao olhar para a árvore, percebe o começo de um novo ciclo da vida.

Depois de ler o texto com os alunos, o professor pode fazer uma roda e estimular uma conversa sobre o que leram e as experiências que eles têm com plantas, abordando os seguintes tópicos:

  • Vida das folhas
  • Semelhanças e diferenças entre as folhas
  • Influências do clima na vida das plantas
  • Ciclo da vidaNas aulas seguintes, o professor propõe a elaboração de um herbário (álbum com exemplares vivos) e, para isso, solicita que as crianças tragam de casa ou coletem nas proximidades da escola algumas folhas de vegetais.Em sala de aula, os alunos reúnem-se em grupos de quatro participantes. Cada grupo analisa o seu material, observando as diferentes formas que as folhas possuem. Devem identificar com que se parece cada folha, associando a forma de cada uma delas a objetos conhecidos, por exemplo: coração, grão de feijão, ponta de lança, fio de cabelo, estrela.

    Esse trabalho de análise do material recolhido propicia o desenvolvimento das habilidades de observação, a partir da busca de padrões de classificação das folhas: cor, tamanho, reação ao tato (macio/áspero), tipo de borda, nervuras.

    Para subsidiar o trabalho dos alunos, o professor pode trazer, entre outras, informações sobre:

  • As partes da folha: limbo, pecíolo, bainha.
  • Os pigmentos que estão presentes nas folhas: clorofila, xantofila.
  • Possíveis formas de classificação da borda da folha: lisa, serrilhada.
  • Fisiologia da folha: função das nervuras e dos pêlos.

Depois da etapa de classificação do material, cada grupo monta um cartaz com as folhas recolhidas, colocando os nomes criados e/ou convencionados pelos próprios alunos para cada uma delas e apresentam seu trabalho para a classe.

É interessante que o próximo passo da atividade seja a consulta de bibliografia específica sobre folhas de vegetais (enciclopédia, livro didático ou paradidático), para que os alunos conheçam a classificação e a nomenclatura oficiais.

Referência:
BUXCAGLIA, Leo. A História de uma Folha. Rio de Janeiro: Record, 1999.

Texto original: Vera Lúcia Moreira
Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *