A evolução da humanidade no filme “2001: Uma Odisséia no Espaço”

Disciplina: Biologia
Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Evolução dos seres vivos
Tipo: Filme

O filme “2001: Uma Odisséia no Espaço” foi lançado em 1968. Dirigido por Stanley Kubrick (1928-1999), o filme provocou grande impacto em sua estréia. O roteiro do filme foi escrito pelo próprio diretor em parceria com Arthur C. Clarke, escritor de ficção científica.

“2001: Uma Odisséia no Espaço” é um filme que procura mostrar a visão dos autores de como seria o mundo em um futuro que chegaria em 33 anos, marcando o início do século XXI.

O filme se inicia com uma cena cujo título é “A Alvorada do Homem”. Nela vemos o confronto entre dois bandos de primatas (chimpanzés). Em dado momento, um dos macacos utiliza um grande osso – um fêmur – como porrete, para afastar outro chimpanzé que pretende se aproximar para dividir alimentos. Logo após utilizar o porrete como arma, atacando seu semelhante, o macaco arremessa o osso para cima. A câmera acompanha a subida do osso que, ao chegar no ponto mais alto, transforma-se, repentinamente, em uma enorme nave para viagens interplanetárias. Nave na qual toda a história do filme irá se desenvolver.

A projeção desse filme pode ser interessante para motivar os alunos a discutir a evolução dos seres vivos, particularmente a evolução dos seres humanos. Ela pode ser utilizada para criar um clima propício ao estudo da evolução dos seres vivos, ou a evolução humana especificamente. Várias perguntas problematizadoras desses conteúdos podem ser desencadeadas a partir da observação da cena descrita anteriormente:

Considerando o processo evolutivo de acordo com o que nos ensinam os biólogos evolucionistas, quanto tempo transcorreu entre o surgimento de macacos como os chimpanzés e o surgimento dos primeiros seres humanos (espécie Homo sapiens sapiens)? Ou, formulando de outra maneira, qual o salto no tempo que corresponde à transformação do fêmur em uma nave interplanetária viajando para Júpiter no ano 2001?

Segundo os biólogos evolucionistas, o mais antigo ser do gênero Homo é o Homo habilis, que viveu há cerca de 2,5 milhões de anos. Quais as semelhanças e as diferenças que podemos apontar entre esses primeiros membros do gênero Homo e os macacos que vemos na primeira cena do filme?

A discussão em torno dessas questões pode desencadear um trabalho de pesquisa e organização de informações sobre a evolução dos seres humanos. Nesse trabalho, os alunos podem construir uma linha do tempo ilustrada, mostrando o aparecimento de cada espécie do gênero Homo (Homo habilis, Homo ergaster, Homo erectus, Homo heidelbergensis, Homo neanderthalensis, Homo sapiens).

Outro filme que pode dar continuidade a essas discussões é “Guerra do Fogo”, filme franco-canadense de 1981, que mostra os conflitos entre dois grupos de hominídeos em tempos pré-históricos, quando tinha início a conquista do fogo.

Para saber mais:

Sobre evolucionismo e evolução humana:
AMABIS, José Mariano & MARTHO, Gilberto Rodrigues. Conceitos de Biologia. São Paulo: Moderna, 2001. Volume 3: Genética, Evolução e Ecologia.

Texto original: Vinicius Ítalo Signorelli
Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *