A Ciência no grão de feijão

Disciplina: Biologia
Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Método científico
Tipo: Metodologias

Por que tanto nome complicado na Biologia?

Com certeza todo professor de Biologia já se deparou com essa questão em sala de aula. O problema é fazer com que os alunos entendam que a Ciência necessita de uma linguagem precisa, que não dê margem a múltiplas interpretações. Por isso, ela utiliza termos específicos, com significados restritos e bem definidos.

Uma atividade que aborda essa necessidade comum a todas as ciências pode ser feita em uma aula, com materiais bastante simples:

Lápis
Folhas (de preferência pautadas)
Folhas ou pedaços de papel milimetrado
Réguas
Copos plásticos
Grãos de feijão

A classe precisa ser organizada em grupos de três ou quatro alunos e cada grupo recebe um copo com 12 grãos de feijão. Os componentes do grupo vão necessitar de lápis ou caneta, folhas – pautada e milimetrada – e régua; cada aluno escolhe um grão de feijão para descrever.

Essa descrição tem de ser precisa. Para isso, o aluno utiliza medidas feitas com a régua ou com o papel milimetrado. A descrição deve conter ainda informações relativas ao formato, ao padrão de cores, à existência de saliências ou reentrâncias e outros detalhes.

Depois de concluírem a descrição e a transcreverem para a folha pautada, os grãos de feijão são novamente colocados no copo e misturados. Baseado na sua própria descrição, cada aluno procura encontrar o grão de feijão que descreveu. Nessa etapa, em geral os alunos reencontram seus grãos de feijão.

Em seguida, um grupo troca com outro o copo com os grãos e as folhas com as descrições. Baseado apenas na descrição que consta na folha pautada, os componentes do grupo devem encontrar cada um dos grãos descritos.

Essa etapa costuma gerar muitas dúvidas e os alunos dificilmente conseguem estabelecer parâmetros baseados exclusivamente na descrição do outro.

Para dar prosseguimento à atividade, cada grupo deve responder ao seguinte questionário:

Questionário:

1. A objetividade é uma das características atribuídas à Ciência. Com base nas observações feitas sobre o feijão, descrevam o que vocês entendem pela frase: “A Ciência é objetiva”.

2. Em Ciência, trabalha-se com observações e inferências (extrapolações feitas a partir das observações). Nos exemplos abaixo, identifiquem o que são observações e o que são inferências:

A semente está enrugada, portanto não germinará.
A semente tem 8 milímetros de comprimento.
A semente origina-se de uma planta.
A semente é homogênea.
A semente é manchada.

3. Entre as observações e inferências, existem aquelas que contribuem para uma melhor compreensão do que se pretende estudar e compartilhar com outras pessoas. Existem, também, descrições e inferências que não contribuem para nada. Entre as observações que vocês realizaram e as que outro grupo realizou, quais foram as mais úteis para a identificação dos grãos de feijão descritos?

4. Na opinião do grupo, qual a importância das observações e das inferências para a Ciência?

5. Uma das características marcantes da Ciência é a comunicação entre a comunidade científica. Essa divulgação é feita, geralmente, por meio de publicações em revistas especializadas (revistas científicas) e de apresentações em congressos, onde se reúnem especialistas em determinado assunto. Na opinião do grupo, qual é a importância da divulgação dos conhecimentos para a Ciência?

Uma vez respondidas e debatidas as questões em grupo, o professor encaminha uma discussão com toda a classe, apontando algumas características da Ciência: a linguagem precisa; o método comum para a coleta de informações; a construção de inferências e hipóteses sólidas, baseadas em observações precisas e verificáveis; a utilização de termos específicos; a importância de submeter os resultados e conclusões à comunidade de especialistas; a idéia de que o conhecimento produzido pela Ciência é coletivo e não obra de um único pesquisador; o conhecimento científico é transitório e depende da aceitação da comunidade científica.

Texto original: Paulo Roberto da Cunha
Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

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