Higiene Corporal, Saúde e Sexualidade

Disciplina: Ciências
Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Higiene do Corpo
Tipo: Metodologias

A puberdade traz novas necessidades de cuidado com o corpo e com a higiene. O professor, ao abordar a saúde do corpo humano, deve ter em mente que os conhecimentos e as informações referentes à higiene pessoal precisam ser trabalhados, porque na adolescência aparecem novos hormônios e funções que produzem odores e secreções (vaginal e peniana).

A falta de higiene pode acentuar cheiros desagradáveis e causar inflamações no pênis pelo acúmulo de bactérias, caso não se faça a higienização no prepúcio, irritação vaginal durante a menstruação, quando a limpeza for insuficiente, e mau cheiro pelo excesso de suor nas axilas, pés e pele.

A partir da puberdade, esses fatores podem interferir não só no aspecto físico como nas relações interpessoais do jovem. A higiene pessoal adequada favorece as ligações afetivo-sociais da idade, fortalecendo a confiança em si e no outro, e uma auto-estima positiva.

A elaboração de uma propaganda por meio da confecção de outdoors pode favorecer a abordagem desse assunto de forma participativa, reflexiva e integrada a outras áreas do conhecimento.

A atividade consiste em escrever em oito tiras de papel os temas abaixo relacionados, dividir a classe em oito grupos e solicitar a cada um deles que sorteie uma tira de papel. Cada tema será tratado por dois grupos.

Temas:

1. Aparência e cuidados com a higiene
Cabelos – Rosto – Olhos – Ouvidos – Nariz – Boca

2. Aparência e cuidados com a higiene
Corpo – Pele – Pés – Axilas

3. Aparência e cuidados com a higiene
Órgãos genitais masculinos

4. Aparência e cuidados com a higiene
Órgãos genitais femininos

Para a pesquisa de conteúdos, coleta de informações e fatos, cada grupo receberá materiais previamente selecionados pelo professor, que podem ser revistas, folhetos, livros didáticos ou paradidáticos.

Após a pesquisa orientada pelo professor, cada grupo desenvolve um outdoor para uma campanha publicitária, cujo objetivo é promover a boa higiene e a boa aparência como um meio de viver com saúde e prazer.

O público-alvo da campanha é constituído pelos colegas de classe. Para confeccionar o outdoor, pode-se utilizar cartolina, canetas coloridas, revistas, tesoura, cola ou desenhos dos próprios alunos. O professor de português poderá participar da atividade, por meio de leitura e escrita de textos publicitários, comparando-os e estabelecendo, com os alunos, suas características.

A propaganda deve enfatizar os seguintes pontos:

  • Por que é importante manter uma boa higiene?
  • O que significa ter uma boa aparência?
  • Cuidados gerais de higiene e o que muda na adolescência.

No fim, é interessante montar uma exposição dos outdoors confeccionados pelos alunos. O professor deve estimular uma discussão sobre o que sentiram no decorrer da atividade e fazer um resumo dos principais pontos que surgirem.

A avaliação dos resultados pode ser feita por meio do próprio conteúdo dos cartazes e do posicionamento da classe em relação aos trabalhos.

Texto original: Vera Lúcia Moreira
Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *