Clima e previsão do tempo.

Disciplina: Biologia
Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Determinação do clima e previsão do tempo.
Tipo: Sites

Freqüentemente as pessoas assumem como sinônimos clima e tempo. No entanto, são coisas diferentes. Denominamos tempo meteorológico a condição da atmosfera em determinado momento e lugar, podendo modificar-se rapidamente. Assim, é possível uma cidade ter tempo chuvoso pela manhã e ensolarado à tarde. Já o clima representa as condições atmosféricas de um lugar, estabelecidas por médias durante um longo período. Ele é o resultado da sucessão regular de um conjunto de tempos meteorológicos.

Para desenvolver esse assunto em sala de aula o professor conta com inúmeros sites que disponibilizam informações sobre a previsão do tempo e de fenômenos climáticos no Brasil e no mundo como o do Instituto Nacional de Meteorologia e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Outros sites, como os do IBAMA, do Ministério de Ciência e Tecnologia e o do Ministério da Agricultura disponibilizam informações climáticas sobre diferentes regiões do País.

Antes de elaborar uma proposta de trabalho a ser desenvolvida com os alunos, é interessante que o professor visite alguns desses sites e analise o grau de detalhamento da previsão de tempo:

  • a antecedência com que é fornecida a previsão;
  • o grau de acerto da previsão de tempo para a região, relacionado à antecedência da previsão;
  • como e onde são obtidas as principais informações para formulação da previsão do tempo.

No site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) há diversas informações sobre os fenômenos climáticos e dados específicos para as principais cidades brasileiras. Para ilustrar o uso, acesse o site, clique sobre a palavra climatologia à direita da home page e, a seguir, selecione gráficos. Em seguida, clique na opção “Temperatura Média”. Em estações (estações meteorológicas), escolha a mais próxima da localidade ou cidade onde você vive. Na coluna períodos, ative as duas opções existentes. A seguir solicite a construção de um gráfico.

Compare o comportamento da variação da temperatura nos períodos representados no gráfico. Aponte as diferenças e semelhanças entre eles.

Texto original: Paulo Roberto da Cunha
Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *