What kind of movies do you like?

 

What kind of movies do you like?

Disciplina:

Língua Inglesa

Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Como desenvolver a conversação e a escuta em inglês com o uso de filmes em vídeo?
Tipo: Filme

Onde encontrar: Locadoras de vídeo, videotecas

Ir ao cinema pode ser um bom e divertido programa. E não é à toa que a invenção dos irmãos Lumière (final do século XIX) está, ainda hoje, mais viva do que nunca. Extrapola as salas de projeção e multiplica-se por meio do VHS (Video Home System) e do DVD (Digital Video Disc) nos lares e nas escolas.

Em sala de aula, o filme pode ser utilizado como um ótimo recurso de ensino. No caso da língua estrangeira, seu uso permite trabalhar estruturas narrativas e lingüísticas, aspectos de cultura e a prática de duas importantes habilidades: a escuta (listening) e a conversação (speaking).

O professor pode começar a aula com um exercício de aquecimento, baseado no minidiálogo abaixo:

A: Do you like movies?
B: Yes, I do. / No, I don’t. (do not)

A: What kind of movies do you like?
B: I like dramas.
xxxxxxxdocumentaries.
xxxxxxxcomedies.
xxxxxxxmusicals.
xxxxxxxscience fiction.
xxxxxxxwar movies.
xxxxxxxsuspenses.
xxxxxxxthrillers.
xxxxxxxhorrors.
xxxxxxxcartoons etc.

A: Who’s your favorite actor / actress / film director?
B: My favorite film director is Woody Allen.

Escreve-se o minidiálogo na lousa. O professor pratica-o oralmente com um aluno do grupo. Relembra o uso obrigatório do auxiliar (do/does) nas perguntas em inglês e nas respostas curtas (Sim/Não; Gosto/Não gosto) [short answers: Yes, I do/No, I don’t]. Chama a atenção para o auxiliar de tempo presente empregado no exercício.

No segundo trecho do diálogo, sugere-se preencher a lacuna dos tipos de filmes com a colaboração dos alunos. É interessante incentivá-los a fornecer o maior número possível de títulos. Em inglês, é claro! Se, contudo, só lhes vier a palavra em português, deve-se vertê-los para o inglês. Se em sua escola os alunos tiverem acesso à Internet, essa atividade pode ser bastante enriquecida.

Uma vez apresentado todo o minidiálogo, convide os alunos a praticarem o texto em duplas e a escolherem o tipo de filme de que mais gostam. Por fim, o professor deve verificar o resultado obtido pelos pares e observar o gênero mais indicado pela classe.

Uma vez escolhido o gênero, o professor apresenta aos alunos uma lista de 5 filmes e sugere que a classe escolha um para assistirem juntos. Aqui, é preciso que o professor já tenha selecionado previamente a lista dos 5 filmes de cada gênero.

O filme mais votado será indicado à sessão em aula. Mas como isso será feito?

Será uma sessão guiada. O professor deverá explorar a capacidade de escuta (listening) dos alunos. Para ampliar seu potencial de compreensão, recomenda-se:

  • Apresentar a sinopse do filme.
  • Colocar na lousa questões centrais que possam orientar o acompanhamento.
  • Apresentar os personagens.
  • Comentar os aspectos culturais (fatos lingüísticos, hábitos alimentares, festas celebradas etc.).
  • Sublinhar expressões e vocabulários utilizados no filme.Projetar o filme, se possível, sem interrupção (no máximo, uma pausa). Daí a importância de calcular o tempo dos filmes selecionados para a votação em classe. Dependendo do tempo, o professor poderá dividir a sessão em duas aulas.

    Vale lembrar que o filme deve ser em versão original (sem legendas). Só assim os alunos terão a oportunidade de cumprir o objetivo principal desta dica: a imersão no universo falado da língua inglesa. Mas não deixe de lado a diversão! Have a good time! Popcorn is welcome!

    Por fim, trabalhe detalhadamente alguns trechos do filme, peça aos alunos a resposta às perguntas apresentadas antes da sessão, repasse as expressões e vocabulários antecipados e desafie-os a indicar outros termos que tenham ouvido durante a prática de listening. Work hard!

    Texto original: Lilian Escorel
    Edição: Equipe EducaRede

    O site indicado neste texto foi visitado em 23/04/2003

    (CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

     

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *