What kind of movies do you like?
Disciplina: Língua Inglesa Ciclo: Ensino Médio Onde encontrar: Locadoras de vídeo, videotecas Ir ao cinema pode ser um bom e divertido programa. E não é à toa que a invenção dos irmãos Lumière (final do século XIX) está, ainda hoje, mais viva do que nunca. Extrapola as salas de projeção e multiplica-se por meio do VHS (Video Home System) e do DVD (Digital Video Disc) nos lares e nas escolas. Em sala de aula, o filme pode ser utilizado como um ótimo recurso de ensino. No caso da língua estrangeira, seu uso permite trabalhar estruturas narrativas e lingüísticas, aspectos de cultura e a prática de duas importantes habilidades: a escuta (listening) e a conversação (speaking). O professor pode começar a aula com um exercício de aquecimento, baseado no minidiálogo abaixo:
Escreve-se o minidiálogo na lousa. O professor pratica-o oralmente com um aluno do grupo. Relembra o uso obrigatório do auxiliar (do/does) nas perguntas em inglês e nas respostas curtas (Sim/Não; Gosto/Não gosto) [short answers: Yes, I do/No, I don’t]. Chama a atenção para o auxiliar de tempo presente empregado no exercício. No segundo trecho do diálogo, sugere-se preencher a lacuna dos tipos de filmes com a colaboração dos alunos. É interessante incentivá-los a fornecer o maior número possível de títulos. Em inglês, é claro! Se, contudo, só lhes vier a palavra em português, deve-se vertê-los para o inglês. Se em sua escola os alunos tiverem acesso à Internet, essa atividade pode ser bastante enriquecida. Uma vez apresentado todo o minidiálogo, convide os alunos a praticarem o texto em duplas e a escolherem o tipo de filme de que mais gostam. Por fim, o professor deve verificar o resultado obtido pelos pares e observar o gênero mais indicado pela classe. Uma vez escolhido o gênero, o professor apresenta aos alunos uma lista de 5 filmes e sugere que a classe escolha um para assistirem juntos. Aqui, é preciso que o professor já tenha selecionado previamente a lista dos 5 filmes de cada gênero. O filme mais votado será indicado à sessão em aula. Mas como isso será feito? Será uma sessão guiada. O professor deverá explorar a capacidade de escuta (listening) dos alunos. Para ampliar seu potencial de compreensão, recomenda-se:
|
Eu gostei das atividades