Você tem fome de quê?
Disciplina: Química Ciclo: Ensino Médio Para complementar o estudo da Química Orgânica, pode-se fazer uma análise dos nutrientes presentes em alguns alimentos. Por meio desse estudo, é possível reconhecer com os alunos as funções orgânicas presentes nas moléculas desses alimentos, as transformações químicas que ocorrem na digestão e, ainda, questionar os hábitos alimentares atuais. Por exemplo, o amido, carboidrato presente em pães e arroz, ao ser digerido, transforma-se em glicose: A celulose das verduras também tem a mesma fórmula molecular do amido, porém o aparelho digestivo humano não consegue digeri-la, aproveitando apenas os sais minerais e as vitaminas. Por isso, as verduras cruas não têm valor calórico, constituindo-se de fibras alimentares. Porém, quando cozidas, elas podem ser digeridas, tornando-se calóricas, ou seja, engordam. A molécula de glicose tem a fórmula estrutural: Nessa molécula, estão presentes as funções orgânicas álcool e aldeído. Como esse estudo é posterior ao estudo das funções orgânicas, o professor pode perguntar aos alunos se eles reconhecem as funções presentes na glicose. O açúcar comum, ou sacarose, extraído da cana-de-açúcar, ao ser digerido forma dois tipos de açúcares simples – glicose e frutose: Apesar da frutose ter a mesma fórmula molecular da glicose, a diferença é que há uma função cetona em sua molécula, ao invés do aldeído: Quando encontramos em uma embalagem a inscrição “contém açúcar invertido”, isso significa que a sacarose foi transformada em glicose e frutose (a glicose e a frutose são os produtos da “quebra” da sacarose; dessa forma, os açúcares chegam às células através do sangue, constituindo-se em fontes de energia para os processos vitais). Na confecção de bombons licorosos, por exemplo, insere-se em seu interior uma massa de açúcar comum, com um pouco de água e invertase (enzima presente no aparelho digestivo humano que tem a função de quebrar a molécula de sacarose). Com o tempo, essa mistura se torna líquida devido à quebra da molécula de sacarose. Atividade: Depois de explicar o que são carboidratos, proteínas e lipídios, o professor pode propor a análise do valor calórico de alguns alimentos, principalmente os industrializados que, em geral, apresentam em sua embalagem informações nutricionais sobre o produto. Essa análise pode ser feita em grupo, com diversos tipos de alimentos industrializados. Para isso, o professor solicita antecipadamente que os alunos tragam de casa embalagens de produtos industrializados que contenham essas informações. Os alunos dividem-se em grupos para fazer os cálculos do valor calórico de alguns desses produtos, para depois compará-los. Em seguida, solicita-se aos grupos que apresentem uma análise do produto estudado, destacando os benefícios e riscos que podem trazer à saúde. Esse momento pode propiciar discussões ricas a respeito do que seja uma boa alimentação. Exemplo de tabela que pode ser encontrada em uma embalagem de biscoito salgado: O valor calórico é calculado com base nos valores nutricionais de carboidratos, proteínas e gorduras totais. As fibras alimentares e os micronutrientes – como cálcio, ferro, sódio e vitaminas – não têm valor calórico. Os valores calóricos são dados em tabela que deve ser mostrada pelo professor. Se aplicarmos essa tabela ao exemplo do biscoito acima, teríamos os seguintes valores:
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(CC BY-NC Educarede)