Você tem fome de quê?

Você tem fome de quê?

Disciplina:

Química

Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Química Orgânica, alimentos
Tipo: Metodologias

Para complementar o estudo da Química Orgânica, pode-se fazer uma análise dos nutrientes presentes em alguns alimentos. Por meio desse estudo, é possível reconhecer com os alunos as funções orgânicas presentes nas moléculas desses alimentos, as transformações químicas que ocorrem na digestão e, ainda, questionar os hábitos alimentares atuais.

Por exemplo, o amido, carboidrato presente em pães e arroz, ao ser digerido, transforma-se em glicose:

A celulose das verduras também tem a mesma fórmula molecular do amido, porém o aparelho digestivo humano não consegue digeri-la, aproveitando apenas os sais minerais e as vitaminas. Por isso, as verduras cruas não têm valor calórico, constituindo-se de fibras alimentares. Porém, quando cozidas, elas podem ser digeridas, tornando-se calóricas, ou seja, engordam.

A molécula de glicose tem a fórmula estrutural:

Nessa molécula, estão presentes as funções orgânicas álcool e aldeído. Como esse estudo é posterior ao estudo das funções orgânicas, o professor pode perguntar aos alunos se eles reconhecem as funções presentes na glicose.

O açúcar comum, ou sacarose, extraído da cana-de-açúcar, ao ser digerido forma dois tipos de açúcares simples – glicose e frutose:

Apesar da frutose ter a mesma fórmula molecular da glicose, a diferença é que há uma função cetona em sua molécula, ao invés do aldeído:

Quando encontramos em uma embalagem a inscrição “contém açúcar invertido”, isso significa que a sacarose foi transformada em glicose e frutose (a glicose e a frutose são os produtos da “quebra” da sacarose; dessa forma, os açúcares chegam às células através do sangue, constituindo-se em fontes de energia para os processos vitais).

Na confecção de bombons licorosos, por exemplo, insere-se em seu interior uma massa de açúcar comum, com um pouco de água e invertase (enzima presente no aparelho digestivo humano que tem a função de quebrar a molécula de sacarose). Com o tempo, essa mistura se torna líquida devido à quebra da molécula de sacarose.

Atividade:

Depois de explicar o que são carboidratos, proteínas e lipídios, o professor pode propor a análise do valor calórico de alguns alimentos, principalmente os industrializados que, em geral, apresentam em sua embalagem informações nutricionais sobre o produto. Essa análise pode ser feita em grupo, com diversos tipos de alimentos industrializados.

Para isso, o professor solicita antecipadamente que os alunos tragam de casa embalagens de produtos industrializados que contenham essas informações. Os alunos dividem-se em grupos para fazer os cálculos do valor calórico de alguns desses produtos, para depois compará-los.

Em seguida, solicita-se aos grupos que apresentem uma análise do produto estudado, destacando os benefícios e riscos que podem trazer à saúde. Esse momento pode propiciar discussões ricas a respeito do que seja uma boa alimentação.

Exemplo de tabela que pode ser encontrada em uma embalagem de biscoito salgado:

O valor calórico é calculado com base nos valores nutricionais de carboidratos, proteínas e gorduras totais. As fibras alimentares e os micronutrientes – como cálcio, ferro, sódio e vitaminas – não têm valor calórico. Os valores calóricos são dados em tabela que deve ser mostrada pelo professor.

Se aplicarmos essa tabela ao exemplo do biscoito acima, teríamos os seguintes valores:

  • Carboidratos: 26 x 4 = 104 kcal
  • Proteínas: 4 x 4 = 16 kcal
  • Gorduras totais: 6 x 9 = 54 kcalValor calórico = 174 kcalSe o valor calórico não for exatamente igual ao anunciado na embalagem, mas próximo, é porque as empresas costumam fazer um arredondamento, geralmente para menos, com o intuito de tornar o produto mais atrativo para os consumidores que têm problemas de obesidade.Analisando um pouco mais a tabela da embalagem do biscoito, podem-se distinguir dois tipos de gorduras:
  • Gorduras saturadas: encontradas principalmente em gorduras animais, sendo constituídas por moléculas que têm em sua cadeia apenas ligações simples entre carbonos. As gorduras saturadas tendem a se acumular nas paredes dos vasos sangüíneos, aumentando o risco de ataques cardíacos.
  • Colesterol: altas concentrações dessa substância no sangue também podem formar depósitos nas paredes dos vasos sangüíneos, obstruindo-os. O colesterol dos alimentos provém principalmente da gordura animal, porém 70% do colesterol presente no organismo é de origem endógena, isto é, produzido pelo próprio organismo. Ele é importante para a formação de membranas celulares e para a síntese de alguns hormônios, como os sexuais.A informação “% VD” (Valores Diários) corresponde às porcentagens de cada nutriente, recomendadas para uma dieta diária de 2500 Kcal (quilocalorias).O valor registrado na embalagem de informação nutricional está em calorias. A unidade correta é quilocaloria. Pode ser uma adequação em decorrência de uma confusão muito comum em nosso cotidiano, em que muitos colocam a unidade em caloria.Assim, um cliente desavisado que converter as quilocalorias (kcal) em calorias, multiplicando o valor por 1.000, pode se assustar e achar que o produto é muito calórico, deixando de consumi-lo. É importante que o professor analise criticamente essas confusões de informações.

    Texto original: Roosevelt Fujikawa e Beatriz Higushi
    Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Educarede)

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