Viajando nas imagens: História ontem e hoje

Viajando nas imagens: História ontem e hoje

Disciplina:

História

Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Tempo e História (periodização histórica)
Tipo: Filme

Onde encontrar: Locadoras de vídeo

A proposta de atividade a seguir pode ser desenvolvida com alunos da 8a série, como revisão de conceitos já estudados e motivação para início do primeiro semestre.

Para fugir um pouco da tradicional linha do tempo, o professor pode trabalhar com imagens sobre os temas em estudo, partindo de fragmentos de filmes que retratem cada período histórico.

Sugestão de filmes:

  • Pré-História: “Guerra do Fogo”.
  • Idade Antiga: “O Gladiador”; “Ben-Hur”; “Cleópatra”; “A Múmia” (só o início).
  • Idade Média: “O Nome da Rosa”; “Robin Hood – O Príncipe dos Ladrões”.
  • Idade Moderna: “1492: A Conquista do Paraíso”.
  • Idade Contemporânea: “Germinal”; “Apollo 13”; “Matrix” etc.O professor deve escolher alguns filmes e selecionar fragmentos a serem mostrados à classe. A exibição de cada fragmento não deve ultrapassar cinco minutos. Se os alunos quiserem, podem assistir aos filmes na íntegra fora do horário regular.

    Antes da exibição, o professor solicita que a classe fique atenta às falas, à vestimenta e ao cenário. Pede aos alunos que façam anotações sobre o que observarem.

    Depois de assistirem aos fragmentos, os alunos dividem-se em grupos, cada um com o título de um dos filmes, e são encarregados de descrever aspectos gerais de acordo com as orientações do professor. Registram suas observações em folha de papel pardo.

    Em seguida, cada grupo faz uma exposição para a classe, acrescentando observações dos colegas que tenham escapado aos expositores.

    Para dar continuidade ao trabalho, os alunos traçam em papel pardo um quadro comparativo com base nos registros efetuados, ressaltando as diferenças entre os vários períodos (a partir dos fragmentos assistidos). Por exemplo, como os personagens conseguem sobreviver; quais as principais conquistas; o que desejam; como se expressam. É interessante observar que a expressão oral é completamente diferente em cada um dos filmes (lembrar como se comunicam em “Guerra do Fogo” e “Matrix”).

    Depois, o professor dá continuidade às explicações, solicitando aos alunos que indiquem o período histórico relacionado a cada filme. Como é revisão, não há problemas na participação direta do grupo na construção do conceito. Pode-se, ainda, solicitar o registro individual nos cadernos, comentando a atividade.

    Cabe ressaltar que o tema periodização histórica é amplo e polêmico. É importante lembrar aos alunos que essa atividade refere-se à linha do tempo dita tradicional (com base européia), mas existem outras possibilidades de compreensão e ordenação dos acontecimentos históricos. Os judeus, por exemplo, possuem outras festas e comemorações, contando sua história a partir do patriarca Abraão e com um calendário que ultrapassa 5000 anos.

    Referências:

    Apollo 13, de Ron Howard. EUA, 1995, 138 minutos.
    Ben-Hur, de William Wyler. EUA, 1959, 219 minutos.
    Cleópatra, de Joseph L. Mankiewicz. EUA, 1963, 243 minutos.
    Germinal, de Claude Berri. França, 1993, 158 minutos.
    O Gladiador, de Ridley Scott. EUA, 2000, 149 minutos.
    Guerra do Fogo, de Jean-Jacques Annaud. França/Canadá, 1981, 131 minutos.
    Matrix, de Andy Washowski e Larry Washowski. EUA, 1998, 136 minutos.
    A Múmia, de Stephen Sommers. EUA, 1999, 124 minutos.
    O Nome da Rosa, de Jean-Jacques Annaud. Alemanha, 1986, 130 minutos.
    Robin Hood – O Príncipe dos Ladrões, de Kevin Reynolds. EUA, 1991, 144 minutos.
    1492: A Conquista do Paraíso, de Ridley Scott. EUA/Inglaterra/França/Espanha, 1992, 155 minutos.

    Texto original: Maria Walburga dos Santos
    Edição: Equipe EducaRede

    (CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

     

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *