Viagens de férias


Viajar é preciso

Professores sugerem roteiros para pequenas viagens em sete Estados,
que podem ser feitas nas férias escolares

Por Paloma Varón e Rosane Storto

Professor precisa viajar. Essa frase foi dita por Nelson Pretto, diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, em entrevista concedida ao EducaRede. “O professor precisa vivenciar uma cultura diferenciada. Isso não é só uma questão de lazer, que é fundamental, mas também de formação e conhecimento que possibilite a ele crescer como professor”, explica Pretto.

Partindo dessa afirmação, o EducaRede publica sete roteiros, sugeridos por professores, para as férias. As viagens, próximas a capitais, são baratas e de fácil acesso. 

Como seria difícil colocar todos os Estados brasileiros em uma reportagem, pedimos que você mande as suas sugestões de viagens para a Galeria Viagens de Férias.

Jaguarão – RS

Fronteira com o Uruguai, a cidade abriga mais de 800 prédios antigos, uma ponte internacional construída em 1930 e a ruína da Enfermaria Militar, localizada em uma área verde “com vista panorâmica da cidade e dos rios”, comenta o professor de Matemática João Carlos Pires dos Santos.
Saiba mais

Garopaba – SC

É uma enseada, localizada no litoral sul do Estado de Santa Catarina, com um clima de “vila de pescador” e oito praias para visitar, que atraem principalmente os surfistas. “A passagem de ônibus não é cara, e é uma viagem rápida”, indica a professora Mariluce Leonel.
Sabia mais

Capela de São Miguel – São Paulo – SP

Datada do início do século XVII, é o templo religioso mais antigo da capital e fica na Zona Leste da cidade. “Para os professores de Literatura, História e Artes, é um lugar repleto de informações que podem contribuir para as suas aulas”, sugere o professor de Lingua Portuguesa Renato Santos.
Saiba mais

Parati – RJ

Pólo de turismo nacional e internacional, Parati conta com centro histórico bem preservado, belas praias e Mata Atlântica ao redor. “Cada igreja tem uma história e normalmente abrigam apresentações musicais”, comenta a professora Grasiele Fernandes Macedo Santoni.
Saiba mais

Piraputanga – MS

Distrito de Aquidauana, no Pantanal Sul, é um pequeno vilarejo, indicado para quem gosta de acampar, ter contato com a natureza e praticar esportes radicais, como rapel e rafting. “À noite, a diversão fica por conta da roda de viola”, sugere a professora Eleide da Silva Arce.
Saiba mais

São Cristóvão – SE

Quarta cidade mais antiga do Brasil, foi a primeira capital de Sergipe e abriga um conjunto arquitetônico de estilo colonial. “A noite de seresta, que ocorre no paço do museu noite adentro, é imperdível”, diz o coordenador pedagógico Gladston Lisboa de Menezes.
Saiba mais

Aracati – CE

Próxima a belas praias, como a famosa Canoa Quebrada, Aracati também tem muita história. Segundo o professor de História Reudo Sales, existe a hipótese de que o Brasil tenha sido descoberto nessa localidade pelo navegador Vicente Pizon, dois meses antes de Cabral chegar a Porto Seguro.
Sabia mais


(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *