Uso de sino
Disciplina: Língua Espanhola Ciclo: Ensino Médio Em Língua Espanhola, ao estudarem as conjunções adversativas – pero e sino –, geralmente os alunos apresentam dificuldades para diferenciá-las e usá-las adequadamente. Essa dificuldade advém do contraste com o português, pois enquanto a conjunção adversativa “mas” possui o valor de restrição e exclusão, de acordo com o contexto, em espanhol, cada uma dessas conjunções tem um valor diferente. A conjunção pero tem um valor restritivo, indicando uma limitação; a conjunção sino tem um valor exclusivo, indicando exclusão. Vejamos dois exemplos: 1) El libro es maravilloso pero caro – Nesse exemplo, o livro é inicialmente avaliado de forma positiva, mas o preço constitui uma restrição dentro dessa qualidade. Entretanto, maravilloso e caro não são excludentes. 2) Él no quiere estudiar sino trabajar – Nesse exemplo, o estudo e o trabalho são incompatíveis para o sujeito. Estudar e trabalhar são excludentes. De forma geral, os alunos usam em quase todos os contextos a conjunção pero e quase nunca sino. Para estimular o uso adequado de sino, o professor pode propor a realização de um jogo, propiciando a aprendizagem em um contexto lúdico. A atividade pode iniciar o estudo de pero e sino, chamando a atenção do aluno para as diferenças entre as duas conjunções, com especial destaque para sino. Preparação da atividade: O professor precisa escolher previamente alguns pares de expressões, orientadas por tópicos cultural, lingüístico, temático, geográfico, histórico, cronológico, de conhecimento geral, entre outros. Esses pares devem possibilitar a formação de frases afirmativas, cujo conteúdo seja falso e, portanto, possa ser corrigido pelo grupo de alunos (clique aqui para ver exemplos). Para a confecção do jogo, o professor recorta cartões (papel, cartolina ou qualquer outro material) e escreve em cada um deles um par de expressões. Atividade em sala de aula: O professor distribui um cartão para cada aluno e ele deve formar uma frase afirmativa com o par de expressões que recebeu. Por exemplo, com o par España / tres lenguas oficiales, pode formar a seguinte frase: “En España hay tres lenguas oficiales”. Outro aluno, que saiba a informação correta, deve corrigi-la, utilizando obrigatoriamente a conjunção sino. Por exemplo: “En España no hay tres, sino cuatro lenguas oficiales” ou “En España no hay tres lenguas oficiales, sino cuatro”. Nota-se que três e quatro são excludentes no caso do número de línguas oficiais na Espanha, daí o uso obrigatório de sino. Todos os alunos precisam formar frases, até que se esgotem as possibilidades dos cartões. A cada par devidamente corrigido, o professor promove uma breve discussão sobre o tema abordado. No exemplo acima, os alunos podem rever uma questão lingüístico-cultural relacionada à Espanha, provavelmente já estudada. Nesse contexto, pode-se considerar o lugar onde cada língua é falada e suas peculiaridades, além da questão dos regionalismos no território espanhol. A atividade pode ser encerrada com a elaboração de algumas frases pelos próprios alunos, nas quais a conjunção sino seja empregada. Assim, o professor também estará estimulando a produção escrita. Referência: Texto original: Luiza Martins da Silva e Tatiana Francini Girão Barroso
(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)
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