Uma Visita à Cidade dos Direitos

Uma Visita à Cidade dos Direitos

Disciplina: Informática Educativa
Ciclo: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), trabalho infantil, direitos da população infantil
Tipo: Sites

Onde encontrar: www.risolidaria.org.br e www.educarede.org.br

O objetivo da atividade é apresentar aos alunos artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de uma maneira lúdica e, ao mesmo tempo, fazer com que eles reflitam sobre esses direitos a partir de suas próprias experiências.

O ponto de partida é a Cidade dos Direitos do Portal RISolidaria. Os alunos devem acessar o Portal Promenino.

Na página inicial, clicar em Embarcar. Após a recepção do prefeito da Cidade, serão propostos dois tipos de navegação: pela Excursão ou pelo Mapa. Vamos utilizar a segunda opção. Clique no Mapa para encontrar um resumo da Cidade como um guia de ruas pelo qual se dá a navegação.

Entre na rua da Cultura, na avenida das Políticas Sociais Básicas, e depois no Museu. Após a recepção da Belazarte, acesse a sala Portinari. Será aberta uma nova janela na qual será possível visualizar vários quadros do pintor Candido Portinari (1903-1962). Clicando nos quadros será aberta outra janela relacionando um artigo do ECA à obra. É aqui que começa nossa dica.

Caso não seja possível aos alunos acessarem a Cidade, o professor pode imprimir as figuras e os artigos relacionados.

Depois da visita dos alunos, escolha um quadro para ser trabalhado. Nossa sugestão é a obra “Trabalhadores do Algodão”. Em grupos de cinco, os alunos são convidados a observar a obra: quais os personagens? O que estão fazendo? Como são representados (cores, formas, organização da obra)? Há crianças na obra? O que estão fazendo? Você conhece crianças que trabalham?

Apresente, então, o artigo relacionado ao quadro e proponha ao grupo que opine sobre ele a partir das questões:

  • O que quer dizer o artigo?
  • Qual é a sua importância para a vida das crianças?
  • Se não existisse esse direito, como seria a vida das crianças?
  • Este direito é respeitado atualmente?

Depois da discussão, peça aos alunos que produzam um desenho ou um texto sobre a discussão realizada. O texto pode ser narrativo, poético, de opinião ou outro gênero que já esteja sendo trabalhado com a classe.

Para finalizar a atividade, os alunos expõem para o grupo seus desenhos e textos. A partir do material apresentado, o professor constrói com a classe a síntese das aprendizagens: o que aprendemos com a observação da obra e com a discussão sobre o artigo? Como podemos contribuir para que o ECA seja conhecido e respeitado?

Como material de apoio ao professor, sugerimos a leitura do conteúdo O Assunto é Cidadania, do EducaRede, que traz textos teóricos e propostas metodológicas sobre temas como a conquista dos direitos e a Cidadania no Brasil.

Texto Original: RISolidaria

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

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