Uma viagem imaginária

Uma viagem imaginária

Disciplina:

Língua Espanhola

Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Desenvolvimento da oralidade mediante diversos materiais.
Tipo: Artes Visuais

No processo de aprendizagem de uma língua estrangeira, a expressão oral deve ser trabalhada de maneira contínua e progressiva. E uma forma interessante e divertida de estimular a produção oral é o uso de imagens e objetos variados. O contato com elementos visuais diversificados estimula a imaginação, fomenta a criatividade e oferece inúmeras possibilidades para o desenvolvimento e aprimoramento dessa habilidade lingüística.

Preparação da atividade:

O professor deve separar, previamente, um conjunto de imagens, especialmente de paisagens, que prime pela diversidade geográfica. O ideal é utilizar cartões postais, fotografias, recortes de jornais e revistas. Todas as imagens devem estar devidamente identificadas.

O professor deve separar essas imagens e colocá-las em envelopes de acordo com o número de grupos. A seleção das paisagens em cada envelope deve privilegiar a diversidade em relação à localização geográfica a fim de promover um itinerário também diversificado. Assim, devem ser considerados os meios de transporte, as distâncias, os climas, as línguas, o tipo de paisagem (urbana, rural, litorânea etc.). Essa heterogeneidade estimulará a imaginação e a criatividade.

De acordo com o número de envelopes, é importante que o professor selecione uma quantidade de objetos que despertem curiosidade: discos antigos, garrafas vazias, revistas ou jornais antigos, objetos de decoração curiosos, guarda-chuvas velhos, livros com títulos surpreendentes, entre outros.

Na sala de aula, o professor poderá dispor de mapa-múndi, globo terrestre ou atlas como materiais de consulta e apoio durante a realização da atividade.

Atividade em sala de aula:

O professor deve formar os grupos de acordo com o número de envelopes disponíveis. Se forem 5 envelopes, serão 5 grupos.

O professor distribui os envelopes mediante sorteio e, aleatoriamente, um objeto para cada grupo. Por exemplo: Em um dos envelopes há fotografias da Amazônia e da Bahia, cartões postais do Brasil (Maranhão e Pará) e do exterior (México e Marrocos), recortes de jornais ou revistas de Roma, Veneza, Milão e Nápoles. O objeto é um disco dos Beatles.

Cada grupo deve observar as imagens recebidas com o propósito de inventar uma viagem da qual tenham participado. A posse de cartões, fotografias, recortes de jornais ou revistas deve ser justificada mediante a elaboração de um itinerário coerente.

Deve-se considerar a distância entre os lugares visitados, os meios de transporte utilizados, as línguas faladas em cada região e o domínio ou não dessas línguas por parte do grupo, bem como os motivos da viagem.

Além disso, a posse do objeto também deve ser justificada, pois nenhum integrante do grupo sabe como esse material chegou ao Brasil em uma das malas. Os alunos podem utilizar os materiais de consulta e apoio disponíveis (mapa-múndi, globo terrestre, atlas).

Os demais alunos devem fazer perguntas sobre a história contada com o objetivo de verificar a coerência de suas justificativas. A interação entre os diversos grupos é fundamental. Para estimulá-la, o professor também poderá fazer questionamentos.

O objetivo principal da atividade é desenvolver e aprimorar a oralidade. Entretanto, outros aspectos poderão ser avaliados, como o uso adequado de tempos verbais do passado, de expressões temporais, de expressões de hipóteses, de verbos no presente do subjuntivo, entre outros.

Por fim, a atividade poderá ser encerrada com a elaboração de uma redação sobre a história que cada aluno mais gostou. É preciso que boa parte dos elementos usados para inventar as histórias também estejam presentes nos textos escritos. Esse registro escrito é importante para que o professor possa avaliar melhor o aprendizado de seus alunos.

Referência:

FERNÁNDEZ DÍAZ, Rafael. Prácticas de gramática española para hablantes de portugués. Dificultades Generales. Madrid: Arcolibros, 1999.

Texto original: Luiza Martins da Silva e Tatiana Francini Girão Barroso
Edição: Equipe EducaRede 

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *