Um mundo a explorar

Um mundo a explorar

 

Second Life e WEB 2.0 na Educação – O potencial revolucionário das novas tecnologias dá uma ampla visão dos novos caminhas da EaD, das ferramentas disponíveis aos professores na web 2.0 e das possibilidades dentro do ambiente 3D do Second Life

Rafael Argemon

 

O mundo está em constante evolução e uma das ferramentas que mais afetou nosso planeta nos últimos anos foi a Internet, que caminha a passos largos em direção ao papel de grande influenciadora de diversos aspectos de nossa sociedade, causando mudanças drásticas em uma quantidade cada vez maior de relações, funções, conhecimento, entre outros fatores de nossas vidas.

Mas nesse ambiente virtual que afeta a nós e ao mundo em que vivemos com mudanças definitivas em sistemas de serviços, relações pessoais, economia e tantas outras coisas, como fica a educação? O professor de hoje é um dinossauro em vias de extinção?

EaD
EaD clássica EaD online
• Correio tradicional e-learning
• Rádio Online learning
• Televisão Virtual learning
• Satélite Network learning
• CD e DVD Web-based learning
Site útil: Secretaria de Educação à Distância
Ferramenta: Blackboard
Cursos de EaD: SENAC-SP, PUC-SP, FGV-SP

O assunto web e educação é o grande mote do livro Second Life e WEB 2.0 na Educação – O potencial revolucionário das novas tecnologias, da editora Novatec, escrito pelos professores Carlos Valente e João Mattar, que têm ampla experiência nesse campo ainda tão aberto a “explorações”.

Com a utilização de várias ilustrações, uma bibliografia selecionada e comentada, além, claro, de muitos links, o livro traça um panorama geral da Educação a Distância (EaD) e revela o potencial pedagógico das ferramentas disponíveis na Web 2.0 e particularmente do Second Life, um tipo de “jogo” em que as pessoas entram em um ambiente virtual 3D e “vivenciam” diversos tipos de experiências, entre elas as pedagógicas.

Tudo começa com uma explicação extensa sobre o que é, como se desenvolveu e quais os caminhos que a EaD está seguindo, com experiências realizadas no Brasil e no exterior. Dado o panorama, os autores passam a apontar as mudanças sofridas pela Internet – a grande base para ferramentas em EaD, educação semipresencial e até presencial.

Web 2.0
Artigos sobre Web 2.0
O que é Web 2.0: padrões de design e modelos de negócios para a nova geração de software de Tim O’Reilly
Redes: uma estrutura alternativa de organização de Francisco Whitaker
Efeito Katilce: como o Youtube, o Second Life e outros recursos da Web 2.0 vão mudar o setor da educação de Maurício Garcia
Ferramentas úteis: Caderno Virtual, Wikipedia, WetPaint, Youtube, Flash Meeting, Mapas Mentais, Google Apps for Education

É nessa segunda parte que Valente e Mattar passam a mostrar e a sugerir vários tipos de ferramentas livres para uso na Internet e que podem ser utilizadas com muito sucesso no campo da educação, mas que ainda são pouco exploradas no País. Aliás, dito isso, o Second Life se mostra ainda menos explorado por educadores brasileiros. Tanto que os próprios autores mostram exemplos de universidades estrangeiras – e algumas brasileiras – que ainda têm muito a evoluir.

O ambiente virtual 3D mais popular do momento é apresentado em detalhes, com o mapeamento de muitas dessas experiências educacionais realizadas no Second Life, local em que a criatividade e a interatividade caminham a pleno vapor em busca do que pode vir a ser a educação do futuro, mas que ninguém, nem mesmo os autores, ainda sabem no que vai dar, mas que certamente passa por mudanças drásticas a que o educador de hoje deve estar bem atento.

Second Life
Vídeos sobre o potencial pedagógico do Second Life
Education in Second Life: explore the possibilities
Educational uses of Second Life
Experiências brasileiras no Second Life
Ilha Vestibular Brasil

No blog do professor João Mattar (De Mattar) há mais informações sobre o livro e sobre o assunto.

 

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *