Trabalho infantil em pauta
Disciplina: História Ciclo: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª O emprego da força de trabalho de crianças e adolescentes no Brasil é considerado natural por muitas pessoas e vem acontecendo há séculos. Isso porque a idéia de que o trabalho infantil ajuda a mudar a situação de pobreza da família ou “tira os meninos da rua” está arraigada em nossa cultura. Uma possibilidade para tentar mudar esse pensamento, para além dos direitos conquistados e garantidos pela legislação brasileira, passa pela conscientização da sociedade sobre o tema. Um bom começo é discutir o assunto em sala de aula. Entre tantos outros recursos que podem ser utilizados para criar um ambiente propício à discussão, sugerimos o livro “Serafina e a Criança que Trabalha”, de Jô Azevedo, Iolanda Huzak e Cristina Porto, para enriquecer o debate. Com visual primoroso, aliando desenho e fotografia, o livro narra a história de um outro livro a respeito do trabalho infantil, que uma professora leva para ler em uma aula. É dessa forma que as autoras apresentam dados sobre o trabalho infantil no Brasil: sua incidência por diversas regiões, as atividades econômicas em que crianças e adolescentes mais trabalham, os baixíssimos salários. Essas informações são úteis porque permitem aos alunos visualizar o problema do trabalho infantil em sua complexidade. Como a estrutura do livro reproduz uma situação de aula, sua leitura fornece ao professor dicas de como o assunto pode ser trabalhado com os alunos do Ensino Fundamental. Referência: Texto original: Ronilde Rocha Machado
(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)
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