Trabalhando com porcentagens

Trabalhando com porcentagens

Disciplina:

Matemática

Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Porcentagem, leitura de gráfico
Tipo: Texto

Essa atividade tem por objetivo estimular os alunos a exercitarem seus conhecimentos de porcentagem, aplicando-os em situações cotidianas, por exemplo, a violência juvenil.

O trabalho pode ser realizado com uma reportagem de jornal, permitindo o desenvolvimento da habilidade de leitura, por meio da identificação de informações no texto, além de exercitar a validação ou negação de hipóteses sobre o assunto tratado.

A atividade inicia-se com uma conversa sobre o que os alunos sabem a respeito da violência juvenil. O professor levanta as hipóteses que a classe tem sobre as causas desse fenômeno, pedindo que as justifiquem. É importante que a discussão seja registrada no quadro.

Em pequenos grupos, os alunos fazem a leitura da reportagem Baixa escolaridade aumenta violência juvenil, de Luciana Garbin. O professor os orienta a assinalarem o que não entenderem, consultando o dicionário (disponível na classe) ou procurando-o para os devidos esclarecimentos.

Depois, podem responder às seguintes questões:

  • Qual é o assunto da reportagem?
  • No estudo do pediatra José Ricardo de Mello Brandão, como se distribuem os adolescentes infratores no que se refere à escolaridade? Como se chegou a essa distribuição?
  • Segundo o estudo, 14% desses jovens já concluíram o Ensino Fundamental. Quantos são esses jovens?
  • Supondo que cerca de 8.000 desses jovens apresentem defasagem de idade por série, que porcentagem eles representam?
  • Quais foram as conclusões do estudo feito pelo pediatra José Ricardo de Mello Brandão? Baseadas em que argumentos?
  • O grupo concorda com essa conclusão? Por quê?Para finalizar, o professor socializa a discussão dos grupos e as compara com as hipóteses iniciais da classe, sistematizando as conclusões do grupo e apontando questões que podem se tornar objeto de pesquisa da classe.

    Referência:
    GARBIN, Luciana. “Baixa escolaridade aumenta violência juvenil”. In: O Estado de São Paulo, 10/03/2001.

    Texto original: Edna Aoki
    Edição: Equipe EducaRede

 (CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)
07/02/2003

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