Trabalhando com porcentagens
Disciplina: Matemática Ciclo: Ensino Médio Essa atividade tem por objetivo estimular os alunos a exercitarem seus conhecimentos de porcentagem, aplicando-os em situações cotidianas, por exemplo, a violência juvenil. O trabalho pode ser realizado com uma reportagem de jornal, permitindo o desenvolvimento da habilidade de leitura, por meio da identificação de informações no texto, além de exercitar a validação ou negação de hipóteses sobre o assunto tratado. A atividade inicia-se com uma conversa sobre o que os alunos sabem a respeito da violência juvenil. O professor levanta as hipóteses que a classe tem sobre as causas desse fenômeno, pedindo que as justifiquem. É importante que a discussão seja registrada no quadro. Em pequenos grupos, os alunos fazem a leitura da reportagem Baixa escolaridade aumenta violência juvenil, de Luciana Garbin. O professor os orienta a assinalarem o que não entenderem, consultando o dicionário (disponível na classe) ou procurando-o para os devidos esclarecimentos. Depois, podem responder às seguintes questões:
|
(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil) | |
07/02/2003 |