Terra para Rose
Disciplina:
Geografia
Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Reforma agrária
Tipo: Filme
A apresentação do documentário “Terra para Rose”, dirigido por Tetê Moraes, é uma possibilidade de abordar com alunos do Ensino Médio termos e conceitos relacionados à questão da terra e ao surgimento de movimentos antagônicos: O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), em 1984, e a UDR (União Democrática Ruralista), em 1985.
O documentário trata do polêmico processo de desapropriação para fins de reforma agrária da Fazenda Annoni, no Rio Grande do Sul. Nele, aparecem negociações, ocupações de terra, opiniões de políticos, de proprietários de terra, de líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) da época.
Havia 14 anos que o Estado indicara a fazenda para reforma agrária, porém os proprietários foram à Justiça, conseguindo impedir o processo por todos aqueles anos. Mais de 1.500 famílias estavam acampadas na fazenda e uma boa parte delas ocupara a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul por quatro meses. Após longa jornada, conseguiu-se que 300 famílias fossem assentadas.
Depois de assistirem ao filme, os alunos se preparam para um debate. Reunidos em pequenos grupos, podem registrar informações como:
- A definição de reforma agrária, segundo o ponto de vista dos entrevistados no documentário: políticos, proprietários de terra e líderes do MST.
- As diferenças e principais características de cada grupo de entrevistados citados acima.
- A definição de latifúndio e desapropriação.
- A diferença entre os termos arrendatário, posseiro e grileiro.
- Diferenças entre o MST e a UDR.
- O papel dos ruralistas no processo constituinte de 1986.
- A importância da mobilização social em torno de objetivos comuns.
- Os motivos que causaram a demora da justiça para efetivar a desapropriação e a posse de terras aos sem-terra.Para concluir, pode-se organizar um debate a partir das informações registradas nos grupos. Assim, além de estabelecer uma reflexão rica e trocas de informações entre os alunos, pode-se, também, ensinar como se comportar em uma situação de debate.
Sugestão para organização:
- Pode-se reorganizar a sala, formando três grupos que adotam, cada um, uma posição referente aos grupos de entrevistados listados.
- As regras de funcionamento do debate são estabelecidas pelo professor e devem estar bastante claras para os alunos.
- Pode-se delimitar o tempo em cinco minutos para a exposição da síntese dos registros para cada grupo.
- Depois, faz-se uma rodada de perguntas que envolva os outros temas abordados pelo filme. Cada grupo pergunta a um outro grupo, de modo que todos participem.
- Os alunos devem ser orientados a fazer perguntas relacionadas às questões listadas na atividade. A pergunta inicial pode ser: a reforma agrária deve ser feita no Brasil? Como?
- O professor anota as definições conceituais apresentadas e as posturas adequadas e inadequadas a um debate.Na aula seguinte, o professor pode fazer uma exposição, apresentando uma síntese do debate e respondendo corretamente os conceitos.
Referência:
Terra para Rose, de Tetê Moraes.
Brasil, 1987, 84 minutos.
Documentário sobre a primeira ocupação de latifúndio improdutivo no Brasil, a Fazenda Annoni, no Rio Grande do Sul, em 1985. O filme traz imagens das pessoas que enfrentaram o frio, a fome e as tropas militares, enquanto lutavam por um pedaço de terra para plantar. O título foi escolhido para homenagear Rose, uma das mulheres do movimento, que sonha com a conquista da terra e um futuro melhor para seu filho.
Texto original: Laércio Furquim Jr.
Edição: Equipe EducaRede
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