Teor de álcool na gasolina
Disciplina:
Química
Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Química Orgânica, Separação de misturas
Tipo: Metodologias
O ensino de Química, assim como o de outras ciências, deve partir dos conhecimentos que os alunos já dispõem sobre determinado assunto, para depois desenvolver uma metodologia de trabalho com: observação de fatos/experimentos, levantamento de hipóteses, comprovação/resultados, síntese/avaliação/registro das teorias.
Uma experiência bastante simples, que os alunos podem executar em grupo e percorrer esses passos (observar, comprovar e registrar), baseia-se no teste realizado nos postos de gasolina para verificar se o combustível não foi adulterado com álcool.
Para realizá-la, são necessários para cada grupo:
- uma proveta de 100 ml
- 50 ml de gasolina
- 50 ml águaMistura-se a gasolina e a água tampando a proveta e tem-se a separação de mistura em duas partes distintas. Essa mistura deve ser feita com cuidado, tampando a proveta com a mão e virando-a devagar para não derramar ou espirrar. Na parte superior, ficará a gasolina pura e na parte inferior ficará uma mistura de água e álcool.É interessante que o professor não conte o resultado, para que os alunos possam buscá-lo, explicando apenas que hoje em dia a gasolina contém, por lei, uma certa porcentagem de álcool.
É importante ressaltar que, além dos cuidados na manipulação desses materiais para preservar a integridade física dos alunos, a precisão das quantidades também é fundamental.
Pode-se solicitar que os alunos respondam a algumas perguntas em grupo. A idéia é que eles levantem hipóteses, por exemplo a respeito do fato de que a gasolina não se mistura à água, mas o álcool sim:
- Que substâncias se separaram?
- O que ficou na parte de cima e o que ficou na parte de baixo?
- Por quê?O professor traz algumas informações teóricas para subsidiar a reflexão. Se os alunos já estudaram pontes de hidrogênio, pode explicar que tanto a água como o álcool possuem moléculas polares e ambos apresentam pontes de hidrogênio. O álcool se mistura mais facilmente à água, mas a gasolina não se mistura a essa substância, pois tem um comportamento parecido com o óleo.Se os alunos já estudaram Química Orgânica, pode-se analisar a estrutura molecular do etanol. O etanol, por ter uma parte da cadeia formada por carbono (apolar), consegue se dissolver em gasolina (apolar). Mas o etanol tem mais afinidade química com a água e é extraído da gasolina.
Analisado o fenômeno da separação de misturas, é hora de propor o desafio final aos grupos: que calculem a porcentagem (teor) de álcool na gasolina. Eles precisam ter somente o conhecimento de regra de três para resolver este problema.
Provavelmente, a soma de água e álcool estará próxima de 62 ml, o que equivale a 12 ml de álcool (62 ml – 50 ml = 12 ml) . Se havia 12 ml de álcool em 50 ml de gasolina (misturada ao álcool), então haverá, em 100 partes:
12 ——– 50
x ——– 100
Portanto, x = 24%
Esse valor varia conforme as determinações do Conselho Nacional de Petróleo. A tolerância permitida é de aproximadamente 2%.
A partir dessa experiência, pode-se discutir sobre:
- A política de subsídio do álcool no Brasil. O custo de produção do álcool é maior que o da gasolina, mas por um acordo firmado entre o governo e os usineiros, hoje o álcool é subsidiado e, por isso, é mais barato que a gasolina nos postos.
- Aumento do lucro nas vendas de combustível. Alguns donos de postos podem misturar mais álcool do que o permitido, causando problemas no funcionamento dos automóveis. Existem, também, outros tipos de adulteração com outros solventes.
- Por que se mistura álcool na gasolina? Essa mistura reduz a poluição e melhora a octanagem do combustível, evitando sua explosão ao ser comprimido no motor, o que causa estouros que podem danificá-lo.
Texto original: Roosevelt Fujikawa e Beatriz Higushi
Edição: Equipe EducaRede
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