Teor de álcool na gasolina

Teor de álcool na gasolina

Disciplina:

Química

Ciclo: Ensino Médio

Assunto: Química Orgânica, Separação de misturas

Tipo: Metodologias
O ensino de Química, assim como o de outras ciências, deve partir dos conhecimentos que os alunos já dispõem sobre determinado assunto, para depois desenvolver uma metodologia de trabalho com: observação de fatos/experimentos, levantamento de hipóteses, comprovação/resultados, síntese/avaliação/registro das teorias.

Uma experiência bastante simples, que os alunos podem executar em grupo e percorrer esses passos (observar, comprovar e registrar), baseia-se no teste realizado nos postos de gasolina para verificar se o combustível não foi adulterado com álcool.

Para realizá-la, são necessários para cada grupo:

  • uma proveta de 100 ml
  • 50 ml de gasolina
  • 50 ml águaMistura-se a gasolina e a água tampando a proveta e tem-se a separação de mistura em duas partes distintas. Essa mistura deve ser feita com cuidado, tampando a proveta com a mão e virando-a devagar para não derramar ou espirrar. Na parte superior, ficará a gasolina pura e na parte inferior ficará uma mistura de água e álcool.É interessante que o professor não conte o resultado, para que os alunos possam buscá-lo, explicando apenas que hoje em dia a gasolina contém, por lei, uma certa porcentagem de álcool.

    É importante ressaltar que, além dos cuidados na manipulação desses materiais para preservar a integridade física dos alunos, a precisão das quantidades também é fundamental.

    Pode-se solicitar que os alunos respondam a algumas perguntas em grupo. A idéia é que eles levantem hipóteses, por exemplo a respeito do fato de que a gasolina não se mistura à água, mas o álcool sim:

  • Que substâncias se separaram?
  • O que ficou na parte de cima e o que ficou na parte de baixo?
  • Por quê?O professor traz algumas informações teóricas para subsidiar a reflexão. Se os alunos já estudaram pontes de hidrogênio, pode explicar que tanto a água como o álcool possuem moléculas polares e ambos apresentam pontes de hidrogênio. O álcool se mistura mais facilmente à água, mas a gasolina não se mistura a essa substância, pois tem um comportamento parecido com o óleo.Se os alunos já estudaram Química Orgânica, pode-se analisar a estrutura molecular do etanol. O etanol, por ter uma parte da cadeia formada por carbono (apolar), consegue se dissolver em gasolina (apolar). Mas o etanol tem mais afinidade química com a água e é extraído da gasolina.

    Analisado o fenômeno da separação de misturas, é hora de propor o desafio final aos grupos: que calculem a porcentagem (teor) de álcool na gasolina. Eles precisam ter somente o conhecimento de regra de três para resolver este problema.

    Provavelmente, a soma de água e álcool estará próxima de 62 ml, o que equivale a 12 ml de álcool (62 ml – 50 ml = 12 ml) . Se havia 12 ml de álcool em 50 ml de gasolina (misturada ao álcool), então haverá, em 100 partes:

    12 ——– 50
    x ——– 100

    Portanto, x = 24%

    Esse valor varia conforme as determinações do Conselho Nacional de Petróleo. A tolerância permitida é de aproximadamente 2%.

    A partir dessa experiência, pode-se discutir sobre:

  • A política de subsídio do álcool no Brasil. O custo de produção do álcool é maior que o da gasolina, mas por um acordo firmado entre o governo e os usineiros, hoje o álcool é subsidiado e, por isso, é mais barato que a gasolina nos postos.
  • Aumento do lucro nas vendas de combustível. Alguns donos de postos podem misturar mais álcool do que o permitido, causando problemas no funcionamento dos automóveis. Existem, também, outros tipos de adulteração com outros solventes.
  • Por que se mistura álcool na gasolina? Essa mistura reduz a poluição e melhora a octanagem do combustível, evitando sua explosão ao ser comprimido no motor, o que causa estouros que podem danificá-lo.

    Texto original: Roosevelt Fujikawa e Beatriz Higushi
    Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Educarede)

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