Tempos Modernos
Disciplina: História Ciclo: Ensino Médio Onde encontrar: Videolocadoras Último filme com a participação do personagem Carlitos, “Tempos Modernos” é uma sátira sobre a alienação dos operários no processo de produção em série. Certamente os estudos sobre as mudanças nesse processo de produção a partir do século XVIII, com a Revolução Industrial inglesa, serão mais fecundos com a utilização desse genial filme de Charles Chaplin, rodado nos EUA, em 1936. Trata-se de uma tentativa bem-humorada de mostrar que a massificação dos operários é resultado do processo desumano imposto pelas máquinas, dirigidas com o auxílio de métodos e tecnologias voltados para um controle cada vez maior da produção e do tempo do trabalhador. O genial Carlitos faz o papel de um operário de uma linha de montagem que, de tanto repetir os mesmos gestos a uma velocidade cada vez maior, acaba adquirindo vários tiques nervosos. Depois de inúmeras peripécias ele é internado em um hospital psiquiátrico. Antes de projetar o filme é interessante falar um pouco sobre Charles Chaplin e a época em que fez seus filmes, a maioria deles na fase do cinema mudo, para que os alunos possam entender melhor a obra. Também é importante pedir-lhes que observem atentamente os objetos do cenário (o relógio que aparece superposto aos créditos, por exemplo), a música, os gestos… Após a projeção do filme, dividida a classe em grupos para que possam trocar impressões sobre o que consideraram mais interessante, instigante ou o que não conseguiram entender. O ideal é que o professor observe como os alunos captaram o modo de organização da produção e suas conseqüências para a saúde física e psíquica do trabalhador; como Chaplin mostra a exploração do trabalho dos operários no sistema de fábrica, que elementos escolhe para mostrar a resistência de Carlitos à transformação desumana provocada pelo sistema de produção em série, entre outros. Essa observação será muito importante porque indicará ao professor o melhor caminho a ser seguido em relação à discussão desse tema, tornando-o mais instigante para os alunos. Se possível, para aprofundar a discussão sobre como os capitalistas desenvolveram métodos de racionalizar a produção e possibilitar o aumento da produtividade – o taylorismo, por exemplo –, proponha aos alunos a leitura do livro “O que é o taylorismo”, de Margareth Rago e Eduardo F. P. Moreira. Quanto ao encaminhamento dessa leitura, opte pelo que for mais adequado ao perfil de sua classe. Para aprofundar: Referência: O filme focaliza a vida urbana nos Estados Unidos dos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão leva grande parte da população ao desemprego e à fome. Trata-se de uma crítica à “modernidade” e à sociedade industrial, caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. Carlitos, figura central do filme, ao conseguir emprego numa grande indústria, transforma-se em líder grevista. |
(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)