Semelhança de triângulos e determinação de alturas
Disciplina: Matemática Ciclo: Ensino Médio Há muitas situações de observação de paisagens nas quais a determinação da altura de algum objeto surge como um problema a ser resolvido. Qual a altura daquela casa, daquele prédio, daquele barranco, daquela árvore? Nesta atividade, os alunos podem aprender facilmente como determinar a altura de objetos por meio da aplicação da semelhança de triângulos. O procedimento é bastante simples e o professor de Matemática pode apresentá-lo à turma propondo que os alunos expliquem como ele funciona. Material necessário:
Obs.: Uma limitação para o uso desse procedimento é que o chão no local da medida precisa ser horizontal. Procedimento para a determinação da altura:
Esse procedimento pode ser apresentado aos alunos como um problema. Eles têm que explicar por que a altura do objeto é dez vezes a altura do ponto marcado na vareta. Outra pergunta que pode ser feita a eles: esse método só é válido quando o objeto a ser medido está na vertical, isto é, formando um ângulo de 90° com o chão. Como poderíamos medir a altura do topo de uma árvore inclinada? A resposta a esta questão é: basta traçar, aproximadamente, a vertical que vai do topo da árvore até o chão. Esse passa a ser o ponto E. Então, os 27 passos serão contados a partir desse ponto, em vez, de começar junto ao ponto em que a árvore toca o solo. Para explicar por que a altura do objeto é dez vezes a altura do ponto marcado na vareta, é só fazer uma proporção, utilizando semelhança de triângulos.
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Edição: Equipe EducaRede |
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(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil) | |
23/09/2004 |