Semelhança de triângulos e determinação de alturas

Semelhança de triângulos e determinação de alturas

Disciplina:

Matemática

Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Utilização de semelhança de triângulos
Tipo: Metodologias

Há muitas situações de observação de paisagens nas quais a determinação da altura de algum objeto surge como um problema a ser resolvido.

Qual a altura daquela casa, daquele prédio, daquele barranco, daquela árvore?

Nesta atividade, os alunos podem aprender facilmente como determinar a altura de objetos por meio da aplicação da semelhança de triângulos. O procedimento é bastante simples e o professor de Matemática pode apresentá-lo à turma propondo que os alunos expliquem como ele funciona.

Material necessário:

  • Uma vareta de madeira reta de pelo menos dois metros de altura.
  • Uma fita métrica.

Obs.: Uma limitação para o uso desse procedimento é que o chão no local da medida precisa ser horizontal.

Procedimento para a determinação da altura:

  1.  A partir da base do objeto a ser medido (casa, árvore), contam-se 27 passos e marca-se o ponto alcançado no chão, que chamaremos ponto B.
  2. Em seguida, contam-se mais três passos, e marca-se novamente o ponto no chão, que chamaremos ponto C.
  3. Um aluno coloca a vareta verticalmente sobre o ponto B.
  4. Outro se deita no chão e olha, a partir do ponto C, de modo a “mirar” o topo do objeto a ser medido, traçando com o olhar uma reta que vai do ponto C até o topo do objeto, ponto D (veja a figura).
  5. Quem está no chão indica para o outro aluno, que está segurando a vareta, em que ponto a linha que liga seu olhar ao topo do objeto passa pela vareta.
  6. A pessoa que está segurando a vareta marca o ponto indicado na própria (ponto E).
  7. Mede-se a altura desse ponto marcado na vareta. A altura do objeto é dez vezes essa altura.

Esse procedimento pode ser apresentado aos alunos como um problema. Eles têm que explicar por que a altura do objeto é dez vezes a altura do ponto marcado na vareta.

Outra pergunta que pode ser feita a eles: esse método só é válido quando o objeto a ser medido está na vertical, isto é, formando um ângulo de 90° com o chão. Como poderíamos medir a altura do topo de uma árvore inclinada?

A resposta a esta questão é: basta traçar, aproximadamente, a vertical que vai do topo da árvore até o chão. Esse passa a ser o ponto E. Então, os 27 passos serão contados a partir desse ponto, em vez, de começar junto ao ponto em que a árvore toca o solo.

Para explicar por que a altura do objeto é dez vezes a altura do ponto marcado na vareta, é só fazer uma proporção, utilizando semelhança de triângulos.

Edição: Equipe EducaRede

 (CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)
23/09/2004

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