Remontagem de texto

Remontagem de texto

Disciplina:

Língua Inglesa

Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Texto
Tipo: Texto

A leitura de textos em inglês, acompanhada da análise de suas estruturas e com um interesse voltado ao entendimento de cada parágrafo, fica mais fácil quando os alunos se sentem motivados. Um modo de envolver os alunos é incluir dramatizações e desafios para trabalhar a compreensão dos textos, propiciando uma participação mais espontânea e proveitosa.

O professor conversa com a classe a respeito da atividade planejada e convida alguns alunos para auxiliá-lo. Esses alunos, agrupados em um local mais afastado dos colegas, recebem um texto em inglês e discutem com o professor o que entenderam, para depois prepararem uma dramatização.

Os demais alunos se organizam em grupos de quatro ou cinco componentes e recebem o mesmo texto, porém dividido em parágrafos escritos em tiras de papel separadas.

Cada grupo deve tentar remontar o texto, colocando as tiras na ordem correta, após experimentação e discussão sobre as várias possibilidades. Enquanto os grupos discutem e tentam organizar os parágrafos, o grupo auxiliar prepara a dramatização.

Quando o professor considerar que o tempo foi suficiente, propõe a apresentação do grupo auxiliar. O objetivo da dramatização é ajudar a classe na remontagem do texto, permitindo que, se necessário, os alunos façam mudanças na ordem dos parágrafos durante e/ou após a apresentação.

No fim, o professor faz uma leitura do texto e pede aos alunos que comentem as facilidades encontradas, as dificuldades enfrentadas e também o que entenderam do texto.

Se houver tempo na aula, pode-se propor a cópia do texto no caderno antes de “desmontá-lo” ou simplesmente a enumeração dos parágrafos para copiá-los posteriormente.

Essa atividade possibilita aos alunos uma observação mais aprofundada da estrutura do texto e favorece, concomitantemente, a interpretação do texto e a ampliação do vocabulário.

Observação: Para os alunos das séries iniciais, em que o trabalho com textos e parágrafos longos é mais difícil, o professor pode trabalhar textos mais curtos e com diálogos.

Texto original: Zelinda Campos Cardoso
Edição: Equipe EducaRede

 

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *