Recobrindo a sala
Disciplina: Matemática Ciclo: Ensino Médio Objetivo: Recobrir uma superfície fazendo uso de uma composição de figuras de diferentes maneiras; identificar a composição de mosaicos no processo de recobrimento da superfície; reconhecer padrões de regularidade na composição de mosaicos; construir o conceito de área e perímetro de superfície por meio da manipulação de medidas, bem como da composição, decomposição e/ou recomposição de figuras. Pré-Requisito: Medidas Observações: A atividade contém algumas tarefas para levar o aluno a revisar temas matemáticos de séries anteriores: 1) Explorações matemáticas: demonstração sobre as propriedades e características dos polígonos, objetos de abordagem das aulas anteriores e exercícios de aplicação. 2) Montando Mosaicos: discute o recobrimento de um plano, utilizando apenas um dos polígonos regulares estudados. Para isso, é apresentada uma situação-problema ao educando para que ele manipule empiricamente os diferentes polígonos, de maneira a construir a relação necessária ao recobrir um plano – entre ângulo interno de um polígono e o ponto de encaixe entre eles – utilizando apenas um tipo de polígono. Dessa maneira, o educando concluirá que apenas três polígonos regulares – triângulo, quadrado e hexágono se prestam para a pavimentação de uma superfície. 3) Criando na varanda: A situação-problema apresentada pede que o educando crie um piso para a varanda da casa, utilizando uma combinação de duas ou mais cerâmicas que aqui são representadas por polígonos regulares. A atividade é uma extensão da anterior porque o educando continuará manipulando empiricamente as figuras para fazer um estudo sobre quais polígonos recobrem o plano, usando dois ou três tipos diferentes. Isso quer dizer que o educando deverá verificar a relação entre ângulos internos dos diferentes polígonos na pavimentação de uma superfície. Autoria: Carmem Paggy, Celso de Oliveira Faria, Anna Christina de Azevedo Nascimento, César Nunes – RIVED/SEED/MEC |
Texto Original: RIVED |
|
(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil) | |
30/08/2007 |