Raciocínio combinatório

Raciocínio combinatório

Disciplina:

Matemática

Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Análise combinatória
Tipo: Metodologias

A constituição de agrupamentos, sua contagem e propriedades são objetos de estudo da Análise Combinatória. No cotidiano, é comum o jovem se deparar com situações que exigem habilidades relacionadas a esses conteúdos da Matemática. Por exemplo, os jogos de azar, a organização de campeonatos esportivos, a organização de um cardápio, a formação de grupos de pessoas.

Os livros didáticos usualmente propõem e esgotam esse tema no 2º ano do Ensino Médio. A proposta é que esses problemas sejam trabalhados desde o 1º ano do Ensino Médio (ou, se possível, desde o Ensino Fundamental), sem a preocupação em classificar os agrupamentos (arranjo, combinação e permutação) e resolver algebricamente. A intenção é desenvolver o raciocínio combinatório a partir da criação de esquemas de resoluções e representações do aluno.

O professor pode iniciar com problemas de contagem, com agrupamentos explicitados, por exemplo:

  • Quantas diagonais tem um octógono?
  • Oito pessoas disputam uma corrida. Quantos são os possíveis resultados para as duas primeiras colocações, sabendo que não pode haver empates?Essa atividade pode ser feita em grupo e complementada com a produção de um texto comparando os dois problemas. A socialização das soluções para toda a classe possibilita o contato com diferentes representações. O professor pode planejar ao longo de cada mês a proposição de problemas de contagem como esse.

    Texto original: Edna Aoki
    Edição: Equipe EducaRede

 (CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)
11/04/2002

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *