Raciocínio combinatório
Disciplina: Matemática Ciclo: Ensino Médio A constituição de agrupamentos, sua contagem e propriedades são objetos de estudo da Análise Combinatória. No cotidiano, é comum o jovem se deparar com situações que exigem habilidades relacionadas a esses conteúdos da Matemática. Por exemplo, os jogos de azar, a organização de campeonatos esportivos, a organização de um cardápio, a formação de grupos de pessoas. Os livros didáticos usualmente propõem e esgotam esse tema no 2º ano do Ensino Médio. A proposta é que esses problemas sejam trabalhados desde o 1º ano do Ensino Médio (ou, se possível, desde o Ensino Fundamental), sem a preocupação em classificar os agrupamentos (arranjo, combinação e permutação) e resolver algebricamente. A intenção é desenvolver o raciocínio combinatório a partir da criação de esquemas de resoluções e representações do aluno. O professor pode iniciar com problemas de contagem, com agrupamentos explicitados, por exemplo:
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(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil) | |
11/04/2002 |