Que figura sou?

Que figura sou?

Disciplina:

Matemática

Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Geometria plana
Tipo: Metodologias

O objetivo dessa atividade é levar os alunos de 5a e 6a séries a perceberem e relacionarem as propriedades geométricas de figuras planas, levantar conjecturas e tirar conclusões sobre elas.

O professor organiza a classe em duplas e distribui para cada grupo uma folha contendo sete figuras – um círculo, um retângulo, um quadrado, um triângulo retângulo, um trapézio retângulo, um triângulo eqüilátero e um losango. Providencia um envelope dentro do qual coloca cada uma dessas figuras, todas recortadas.

O objetivo do jogo é adivinhar qual a figura que o professor escolheu, a partir da visualização de partes da figura que ele vai desvelando paulatinamente para a classe.

Por exemplo, se ele mostrar um pedaço da figura que é um “canto reto” (ângulo reto), a dupla vai eliminar aquelas que não apresentam ângulos retos. A dupla que descobrir qual é a figura deve justificar como chegou a essa descoberta.

O professor pode jogar várias vezes, variando a figura escolhida. Uma alternativa é escolher um aluno para desempenhar o seu papel ou providenciar mais envelopes para que a classe jogue em grupos.

Para a sistematização do conteúdo dessa aula, é importante solicitar aos alunos que registrem em seu caderno o nome de cada figura e descrevam suas propriedades.

Texto original: Edna Aoki
Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)
09/09/2002

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *